ATENDIMENTO

Fila eletrônica da saúde em Uberaba ultrapassa 103 mil agendamentos no 1º semestre

A diretora de Atenção Básica de Saúde, Aline Tristão, ressaltou que a atualização cadastral é fundamental para o atendimento à população

Dandara Aveiro
Publicado em 18/08/2025 às 15:05Atualizado em 18/08/2025 às 18:11
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Uberaba já possui mais de 103 mil procedimentos agendados pela fila eletrônica no primeiro semestre de 2025. O sistema centraliza consultas e exames e depende da atualização constante dos cadastros dos pacientes para agilizar o atendimento. Equipes, mutirões e consórcios municipais auxiliam na gestão dos procedimentos, garantindo que cada caso seja acompanhado de forma organizada. 

Em entrevista à Rádio JM, a diretora de Atenção Básica de Saúde, Aline Tristão, afirmou que a fila eletrônica está em pleno funcionamento e recebe atenção especial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “A gente já teve mais de 103 mil procedimentos agendados na fila eletrônica nesse primeiro semestre. E essa fila vem sendo trabalhada, e é um movimento que toda a Secretaria de Saúde está envolvida. Estamos realizando vários mutirões, contamos com apoio de consórcios e focando na qualificação do sistema”, disse.

Ela destacou que o sistema vai além do simples agendamento de exames e consultas. A fila eletrônica organiza e monitora cada caso desde a atenção primária, garantindo encaminhamentos adequados e o cumprimento dos prazos dos procedimentos. “Não é apenas chegar na unidade, conversar com o médico de referência e marcar o exame. Cada caso é acompanhado de perto, com discussão por teleconsultoria antes do encaminhamento. Todo mundo da secretaria está muito focado e trabalhando para que a fila funcione de forma eficiente”, explicou. 

A diretora também ressaltou a importância de educar os pacientes sobre o funcionamento do sistema e de manter os cadastros atualizados. “É uma mudança de cultura e valores. Nossa equipe conversa diariamente com os pacientes nas salas de espera, reforçando a necessidade de atualizar dados como endereço, telefone e contatos de emergência”, acrescentou. 

Vale ressaltar que todos os atendimentos nas unidades de saúde de Uberaba são registrados no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do e-SUS, uma ferramenta digital que armazena o histórico de saúde dos pacientes e integra informações da atenção primária. O sistema permite registrar, acessar e compartilhar dados relevantes, facilitando a comunicação entre profissionais de saúde e otimizando o atendimento. 

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