Ícone do WhatsApp (Foto/Ilustrativa)
Mesmo sem contratar empresa de call center, Secretaria Municipal de Saúde deu início ao envio de mensagens por WhatsApp para tentar agilizar marcação de consultas e exames de pacientes à espera na fila eletrônica.
O trabalho está sendo feito pela própria equipe da pasta e os primeiros agendamentos já foram realizados para o mês de fevereiro, mas o número de pessoas com procedimentos marcados até o momento não foi divulgado.
Segundo a chefe de departamento de Agendamento Eletrônico, Isabela Lacerda Rodrigues da Cunha, a opção pelo uso do aplicativo para marcação das consultas e exames se deve à dificuldade de localizar os pacientes via ligação telefônica. Relatório da Secretaria de Saúde aponta que, só em dezembro do ano passado, 32 mil ligações foram feitas pela equipe e 20.739 não foram atendidas para proceder com o agendamento.
A servidora informou que, por meio das mensagens de WhatsApp, a equipe já agendou para o mês de fevereiro consultas e exames na área de oftalmologia, gastroenterologia e eletrocardiograma. O número de pacientes com procedimentos marcados não foi divulgado. “Aos poucos, o serviço será ampliado para todas as especialidades da fila”, destacou.
Isabela esclarece que o paciente inscrito na fila eletrônica recebe a mensagem pelo WhatsApp com a data prevista da consulta/exame e instruções para o agendamento. Para confirmar, é necessário digitar 1. Se não puder comparecer no dia e horário informados, deve-se pressionar a tecla 2.
Em caso de negativa da data inicial agendada, a pessoa receberá uma nova mensagem pelo aplicativo, assim que houver uma nova data disponível. Já o número 3, deve ser a escolhido se o paciente quiser desistir da vaga.
Como o sistema é informatizado, não aceitará as respostas que não sejam os números apresentados. Desta forma, não adianta responder por texto ou por áudio.
Após a confirmação do exame ou consulta, se surgir um imprevisto e o paciente não puder comparecer no dia, a Secretaria de Saúde alerta que a pessoa deve informar em um prazo prévio de até 48 horas, para não perder o agendamento e precisar voltar para o final da fila, assim como já era o procedimento nos agendamentos por ligação telefônica.
O uso do Whatsapp para contatar os pacientes inscritos na fila eletrônica foi uma proposta que surgiu em meio à discussão sobre a possível contratação de uma empresa terceirizada de call center para assumir o contato com as pessoas à espera da marcação de consultas e exames.
No fim do ano passado, o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo, chegou a declarar que licitação seria lançada ainda em 2022 para contratar empresa de call center, o que não se concretizou até então.
Apesar da equipe própria da Saúde já ter implementado o contato por Whatsapp, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a terceirização ainda não foi totalmente descartada e a contratação do call center segue em análise.