FARMÁCIA DE MINAS

Fila para retirar medicamentos fornecidos pelo Estado aumenta em Uberaba

Segundo informou o Estado, a implementação de nova versão de sistema de gestão foi desafio para desafogar a fila, mas situação deve ser normalizada nos próximos dias

Daniela Miranda
Publicado em 25/04/2023 às 08:15Atualizado em 25/04/2023 às 12:09
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A retirada de medicamentos na Farmácia de Minas, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), tem sido uma verdadeira missão em Uberaba. Com retorno tradicional de entrega dos medicamentos, tendo como parâmetro o período de um mês de duração de tratamento, os pacientes precisam enfrentar longas filas, mensalmente, para verificar a disponibilidade e a retirada do medicamento. A implementação de uma nova versão do sistema de gestão também gerou intercorrências, contribuindo para o aumento das filas. Segundo a SES-MG, a expectativa é que o fluxo de atendimento seja normalizado nas próximas semanas. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, durante a pandemia da Covid-19, para reduzir a circulação de pessoas nas farmácias e evitar a exposição de pacientes mais vulneráveis a ambientes com alto fluxo de pessoas, foi elaborado um modelo de dispensação estendida, que possibilitou a disponibilização de alguns medicamentos do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF) para um maior tempo de tratamento, entre dois a três meses.

Após o término das flexibilizações instituídas pelo Ministério da Saúde, considerando uma série de fatores, o modelo de entrega adotado no período da Covid-19 não é mais possível. “A indisponibilidade de quantitativos para dispensação por dois ou três meses e limitações de espaço físico para armazenamento dos medicamentos nas unidades dispensadoras, tornou inviável a manutenção desse modelo de entrega para um período maior de duração”, informou a SES-MG, em nota.

Segundo a Secretaria, o que se observa na prática é o retorno ao fluxo habitual de usuários, que passaram a comparecer mensalmente na Farmácia de Minas, semelhante ao registrado em momento anterior às recomendações de isolamento social divulgadas mundialmente. 

A implementação de uma nova versão do sistema de gestão, que foi adotada para atender as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados, também pode ter gerado algumas intercorrências. Segundo a SES-MG, é necessário promover algumas atualizações de usuários, entre outros procedimentos operacionais, podendo atrasar o atendimento. “A expectativa é que essas intercorrências sejam temporárias e sejam normalizadas nas próximas semanas, favorecendo o fluxo de atendimento”, afirmou.

As informações relativas à disponibilidade de medicamentos padronizados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica estão disponíveis no aplicativo MGAPP e no site cidadao.mg.gov.br.

A SES-MG, por meio da Unidade Regional de Uberaba, já garantiu a formalização da descentralização da assistência dos atendimentos aos usuários em 19 municípios, sendo que, destes, 13 já estão em processo de efetiva execução. O município de Uberaba assinou a adesão à política de descentralização em 2021, e está agora em fase final de implantação para absorver os pacientes, o que reduzirá as filas de espera no atendimento na Regional.

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