Grandes caminhões usados para o transporte de mercadorias devem sumir do centro de Uberaba com a revitalização ( )
O plano revitalização do Centro de Uberaba pode ocasionar na transferência dos espaços de carga e descarga para as entradas e saídas de Uberaba. Segundo a secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, a partir da reconfiguração na área central para um espaço mais turístico e cultural, é inviável que caminhões de grande porte continuem circulando no perímetro.
A ideia será debatida durante Conferência de Revisão do Plano Diretor Integrado de Uberaba, que acontece na quinta (24) e sexta-feira (25), no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), no Parque das Barrigudas (Univerdecidade). À Rádio JM, Isabella antecipou que, com a adaptação do Centro, as cargas e descargas devem ser efetuadas por veículos de menor porte.
“Na hora que você tem um Centro todo histórico, todo organizado turisticamente, você não pode trafegar com um caminhão no Centro. Então, as cargas têm de ser nos interpostos periféricos, nas entradas e saídas da cidade e depois transportados em um outro tipo de veículo mais leve e propício ao Centro”, explica. A prática é adotada em grandes cidades e capitais.
Ainda de acordo com a secretária, essas atividades também serão inviáveis nos períodos noturnos, partindo da proposta de transformar o Centro de Uberaba em um circuito boêmio. “Já está desenhado um plano específico para o Centro, mas ainda precisa de ser participado e discutido com as pessoas. Mas existe também uma vontade de todo mundo de mudar os usos do Centro, para usos mais noturnos, usos de novos restaurantes, novos espaços que podem trazer uma perspectiva cultural para o espaço mais histórico do centro da cidade”, finaliza.