Não houve indícios de possíveis ações violentas em nenhuma escola da cidade
Forças de Segurança fazem policiamento preventivo nas escolas de Uberaba (Foto/Divulgação)
Forças de Segurança fazem policiamento preventivo nas unidades escolares de Uberaba (Foto/Reprodução Instagram Guarda Civil Municipal)
Forças de Segurança fazem policiamento preventivo nas escolas de Uberaba (Foto/Reprodução Instagram Guarda Civil Municipal)
Forças de Segurança fazem policiamento preventivo nas unidades escolares de Uberaba (Foto/Divulgação)
Forças de Segurança fazem policiamento preventivo nas escolas de Uberaba (Foto/Divulgação PMMG)
Em meio ao alerta nacional de possíveis massacres nas escolas no dia 20 de abril, as forças de segurança estão mobilizadas para garantir a tranquilidade da comunidade escolar. Em Uberaba, professores e alunos também se mobilizaram por meio da Campanha "Educação pela Paz”, com ações em escolas municipais e estaduais. Deflagradas as operações da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, não houve qualquer indício ou ameaça de ataques nesta quinta.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a expectativa para a data de hoje era de que muitos alunos não comparecessem às aulas, mas a realidade foi outra. “Em contato com algumas escolas, a Semed apurou que, além das rondas ostensivas na porta das unidades, principalmente nesta quinta-feira (20), a campanha ‘Educação pela Paz’, promovida por meio de atos em escolas municipais, foi muito bem acolhida pela comunidade escolar e trouxe segurança a todos. O recente comunicado da PMMG sobre falsos ataques, na data de hoje, também ajudou a tranquilizar os pais”, informou, em nota.
Já a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) conta que foi um dia especial, de acolhimento e ações pela paz nas escolas do estado, com a promoção de rodas de conversa, atividades de integração e promoção de oficinas e palestras.
“As atividades são pautadas no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), com foco no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes, valorização do diálogo entre os pares com a atuação de todos os educadores, escuta coletiva e individual e apoio acadêmico, buscando oferecer suporte adequado às necessidades dos estudantes, atividades de escrita criativa, diários, redação de histórias, pintura e expressões artísticas”, relata a nota.
O delegado da Polícia Civil Rodolfo Rosa Domingos informou ao Jornal da Manhã que foram realizadas visitas institucionais em diversas escolas públicas e privadas. “O ambiente está muito bom, sem qualquer ameaça de ódio ou relacionada. Fomos muito bem recebidos pelos educadores e alunos, isso mostra que Uberaba está indo muito bem”, avaliou.
As ações de prevenção no ambiente escolar foram intensificadas em todo o estado pela PMMG, com a Operação Proteção Escolar, visando garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes. Na área da 5ª Região de Polícia Militar, a operação aconteceu em todos os 30 municípios, disseminando uma cultura de paz no ambiente escolar através da Patrulha Escolar e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
Diante da ameaça de massacres em escolas mineiras neste dia 20 de abril, a comunidade escolar local decidiu mudar o discurso e promoveu uma campanha de promoção da paz nas escolas, espalhando amor e solidariedade, ressignificando a data como um dia de compaixão, amor e gratidão.