Um ano após a conclusão, apenas cinco alunos de 30 formados receberam o documento final
Ex-alunos do curso de direito da Unipac de Uberaba questionam a demora na entrega de diplomas de conclusão de curso. Denunciante reclama não ter recebido o diploma quase um ano após a graduação. A ex-aluna revela também que mais da metade da turma aguarda o documento que deveria ser entregue em novembro.
A denunciante, que preferiu manter sua identidade preservada, detalhou que a turma tinha 30 alunos e apenas cinco receberam o certificado final. “A gente busca informação e não retornam. Da última vez, falaram que até dia 30 de novembro seria entregue e nada. Ou seja, estão há pelo menos 10 meses atrasados”, reclama.
A ex-aluna contou que já tentou contato com a unidade central da universidade, localizada na cidade de Barbacena-MG, por e-mail, mas não obteve retorno. “E isso é contra a lei”, esbraveja a denunciante.
Segundo a portaria nº 1095 de outubro de 2018, do Ministério da Educação (MEC), órgão do governo que administra a educação no Brasil, a entrega de diploma de graduação superior possui prazo de 60 dias para a emissão e o registro dos diplomas, pelas Instituições de Ensino.
“Art. 18. As IES (Instituições de Educação Superior) devidamente credenciadas pelos respectivos sistemas de ensino deverão expedir os seus diplomas no prazo máximo de sessenta dias, contados da data de colação de grau de cada um dos seus egressos”.
A Fundação Procon Uberaba afirma que não há reclamações relacionadas ao caso. Aponta ainda que os alunos podem procurar o Procon, onde serão atendidos e orientados.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a instituição em busca de um posicionamento sobre o caso relatado. No entanto, até o momento não há retorno. Também foi acionado o Ministério da Educação em busca de saber se reclamações sobre a situação chegaram às instituições. No entanto, não há retorno até o momento.
O espaço permanece aberto para manifestação de todos os órgãos citados e a matéria será atualizada se houver resposta.