Forte chuva em regiões de Uberaba neste domingo (Foto/Leitor JM)
Com rajadas de vento de até 70 km/h, Uberaba enfrentou forte chuva neste domingo, deixando quedas de árvores e alguns bairros sem energia. Segundo informou a climatologista Wanda Prata, a cidade está sob influência de uma zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), formada na noite de sexta-feira (5), deixando chuvas significativas na região.
A climatologista, no entanto, explica que as chuvas foram pontuais em Uberaba, sendo a mais significativa neste domingo. Wanda Prata explica que esse tipo de evento tem influência de cerca de três ou quatro dias. "Mas ao que está parecendo, esta vai ser anômala", conta. Isso porque ao invés de se desfazer próximo ao recôncavo baiano, o fenômeno permanece com força.
"A previsão é que nós tenhamos chuvas todas as tardes, durante toda a semana", explica Wanda Prata. Contudo, a climatologista faz importante alerta de que a intensidade da chuva não é a mesma em todos os bairros. "Esta de hoje foi no centro sudeste. O restante não recebeu chuva. Por exemplo, lá no Alto do São Benedito, lá para o aeroporto, foi um chuvisqueiro leve", conta.
Leitores acionaram o Jornal da Manhã, relatando que a forte chuva teria derrubado árvores, tendo uma delas atingido veículo. Segundo relatos, algumas residências dos bairros Universitário, Santa Maria e Jardim Triângulo chegaram a ter intermitência de abastecimento de energia elétrica. Picos de energia também foram relatados na região central.
A reportagem entrou em contato com a Cemig para um panorama de abastecimento. Segundo informou a companhia energética, alguns reparos foram realizados ainda no domingo e outros serão concluídos na manhã desta segunda-feira (8). Contudo, apesar de questionada, a Cemig não confirmou a quantidade de acionamentos, tampouco de reparos, restringindo-se a informar que os bairros mais atingidos foram Universitário e Santa Maria.