PRIMEIRO DE MINAS

Fórum de Bem-Estar Animal debate a construção de uma só saúde em Uberaba

Publicado em 09/06/2024 às 18:21Atualizado em 09/06/2024 às 18:27
Compartilhar

A Prefeitura de Uberaba, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais e a Universidade de Uberaba (Uniube), promove, nos dias 11 e 12 de junho, o Fórum de Bem-Estar Animal: Construindo Uma Só Saúde em Uberaba. Esse será o primeiro evento do gênero em Minas Gerais e contará com vários palestrantes e autoridades.  

A prefeita Elisa Araújo vai participar da abertura do Fórum, que acontecerá no Campus Aeroporto da Uniube. Representando o governo mineiro, o subsecretário de Gestão Ambiental da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, Diogo Soares de Melo Franco.

Na terça-feira (11), das 8h às 11h30, o Fórum terá início com palestra sobre o tema Legislação – Direitos e Deveres. Das 14h às 16h30, a temática será Animais Errantes e Acumulação. Já na quarta-feira (12), as palestras sobre Manejo Populacional e Doenças acontecem das 8h às 11h30, e à tarde, das 14h às 16h. Os convidados, após almoço em Peirópolis, visitam o Museu dos Dinossauros e os geossítios do Geoparque - Terra de Gigantes. O evento tem o apoio da Usina Delta, Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e Safra Soluções Ambientais Ltda.  

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edno César Silveira, nos dois dias do Fórum serão discutidos diversos aspectos do tema “Uma Só Saúde” ou “Saúde Única”. Ele ressaltou que a abordagem adota uma perspectiva holística sobre a conexão entre a saúde das pessoas, dos animais e do nosso planeta.  

“O encontro busca uma colaboração ampla e transdisciplinar, criando um espaço para diálogos entre diferentes áreas e setores, e ainda cultivar uma existência conjunta mais saudável e em harmonia para todos”. 

De acordo com a superintendente de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, Ana Paula Boaventura, é muito importante a participação dos representantes dos diversos setores ligados à causa, tendo em vista ser um momento de aprendizado, troca de experiências e conhecimento. “Serão sete palestras com autoridades que conhecem profundamente os diversos aspectos que permeiam o assunto e vêm a Uberaba dividir essa cultura. Além disso, a cada dia haverá uma mesa-redonda, quando poderão ser debatidos os temas

Confira a programação  

O primeiro tema a ser abordado será "Legislação animal: direitos, deveres e atualizações", proferido pela promotora de Justiça do MPMG, Monique Mosca Gonçalves, que é mestra em Ciência Jurídico-Ambiental pela Universidade de Lisboa e autora do livro Dano Animal. Em seguida, a partir das 10h30, o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Uberaba, Curadoria de Defesa do Meio Ambiente, Renato Teixeira Rezende, falará sobre a “Cadeia de custódia em crimes ambientais contra a fauna”. A partir das 11h, haverá Mesa-Redonda mediada pela assessora de Normatização e Controle Processual da Semam, Letícia Rezende Giani.   

No período da tarde, a médica veterinária Ana Liz Bastos fala sobre o tema “Integrando a comunidade no cuidado com animais errantes (rua)”. Ela é membro da Comissão de Saúde Única e Medicina Veterinária do Coletivo e conselheira titular do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV). Preside, ainda, o Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo, consultora em manejo populacional de cães e gatos para municípios, perita e consultora da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), do MPMG.  

"Colônias de gatos urbanos: desafios e estratégias de manejo" será a palestra seguinte proferida pelo gerente de Defesa dos Animais, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, médico veterinário Leonardo Maciel Andrade. Além disso, é membro do Conselho Municipal de Turismo da capital mineira e das Comissões de Saúde Única e de Esporotricose do CRMVMG. 

A partir das 15h15, será abordada a temática "Acumulação de animais: abordagens multidisciplinares para um problema complexo" pela mestra em Ecologia de Biomas Tropicais e  fundadora da Associação Ouropretana de Proteção Animal, Luana Clarice das Neves e a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Blenda Araujo Martins Ferreira. Na sequência, será formada Mesa-Redonda mediada pelo responsável técnico no Hospital Veterinário da Uniube, professor doutor Cláudio Yudi.  

O Fórum, na quarta-feira, começa com a palestra da superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica (Sefau) da Semad/MG, Patrícia Carvalho da Silva, sobre "Estratégias inovadoras para o manejo populacional de animais urbanos". Ainda pela manhã, a professora doutora do Curso de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos na Uniube, Izabel Rodrigues, falará sobre o tema "Zoonoses emergentes: desafios e estratégias de controle". A mediação da Mesa-Redonda, a partir das 10h15, fica por conta do titular da Semam, Edno Silveira. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por