Ação visava conscientizar sobre maus tratos e dengue (Foto/Lílian Veronezi/PMU)
A equipe da Superintendência de Bem-Estar Animal realizou nesta sexta-feira (7) panfletagem na Avenida Fidélis Reis, no sentido de conscientizar a população sobre a Saúde Única, tema do Fórum de Bem-Estar Animal: Construindo Uma Só Saúde em Uberaba, que acontece nos dias 11 e 12 deste mês.
Foram distribuídos panfletos com mensagens de combate ao crime de maus-tratos contra os animais e, também, de prevenção contra a dengue, com apoio dos agentes de trânsito da Secretaria de Defesa Social (SDS).
De acordo com a superintendente Ana Paula Boaventura, essa ação é muito importante, tendo em vista o crescimento dos casos de maus-tratos de animais que chegam à Superintendência, por meio do telefone 3318-0218 (WhatsApp). De janeiro a maio, foram 128 denúncias em 31 bairros da cidade.
Como maus-tratos é crime previsto na Lei 9.605/98 (Código Penal), ao receber uma denúncia, a equipe da Superintendência, sempre acompanhada de uma veterinária, vai até o local apontado para verificar a veracidade e quais ações devem ser realizadas.
“Muitas vezes nos deparamos com falta de informação, mas sem que sejam confirmados os maus-tratos”, disse. Porém, acrescenta, sendo verificado de fato o crime, o animal é retirado do tutor e encaminhado ao Hospital Veterinário da Uniube para atendimento, caso necessário.
A partir daí, explicou a superintendente, duas ações são executadas. Em caso de pequena gravidade, é feita a retirada do animal do local e a proibição desse tutor de adquirir outro animal. É registrado laudo da veterinária e assinado pelas partes. Quando os maus-tratos são mais graves é lavrado Boletim de Ocorrência junto à Polícia Militar. A Polícia Civil é acionada, uma vez que é o órgão responsável pelas investigações.