Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Vinícius Carvalho Rocha, ao explicar o questionário que indicará a demanda de qualificação para atender aos empreendimentos (Foto/Divulgação)
O Fórum Técnico do Triângulo Mineiro apresentou na tarde dessa sexta-feira (27) o Questionário Capacitação e Desenvolvimento Profissional para o Polo Gás-químico. O lançamento ocorreu no Instituto Educar para Transformar (IEPT).
Conforme os promotores do evento, a pesquisa visa coletar informações sobre as necessidades e interesses de capacitação considerando o contexto da chegada do Polo Gás-químico em Uberaba.
“Buscamos entender as principais barreiras enfrentadas para a participação em cursos de capacitação e identificar os incentivos que poderiam motivar a sua qualificação”, disse o professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Vinícius Carvalho Rocha, integrante do Fórum.
Ainda conforme Vinícius Carvalho, que apresentou o questionário, as respostas fornecidas serão fundamentais para desenvolver programas de formação alinhados às necessidades do mercado do trabalho, contribuindo para o crescimento profissional e aproveitamento das novas oportunidades econômicas que surgirão na região.
O questionário estará disponível para o preenchimento das respostas por 60 dias. Após esse período, o material será avaliado, para elaboração do relatório com as sugestões, para desenvolver os programas de formação alinhados às necessidades do mercado do trabalho.
“Com esses dados, vamos conseguir identificar o perfil do profissional que temos hoje no mercado em Uberaba, quais as suas demandas de qualificação ou suas necessidades de qualificação. E aí vamos direcionar esforços para a criação de novos cursos. Então, em posse dessas informações, conseguiremos ser mais assertivos, uma vez que, com a implantação do polo gás-químico em Uberaba, teremos um tempo curto para nos adaptarmos”, ressaltou Vinícius Carvalho.
O evento contou com a participação de representantes da UFTM, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Sebrae, Senai, da Feti Dr. Renê Barsam, do IEPT, Sine municipal e sindicatos dos trabalhadores que compõem o Fórum Técnico TM.
O questionário pode ser acessado na página empregonogas.com e trabalhadores empregados ou não poderão responder.
Uberaba faz parte do projeto piloto do programa Gás para Empregar, que tem como objetivo aumentar a disponibilidade do gás natural para o mercado nacional e avaliar medidas para redução dos volumes reinjetados além do tecnicamente necessário.