Acontece até amanhã o Fórum de Economia Popular Solidária, organizado por vários movimentos populares de Uberaba, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal (Sedese) e Superintendência de Projetos e Parcerias Intersetoriais (Seppai) de Uberaba.
O diretor da Cooperativa de Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Líquidos de Uberaba (Cooperu), José Eustáquio de Oliveira, conta que hoje e amanhã (19) acontecerão palestras, discussões e demonstrações de como podem ser formados grupos fortes para a economia solidária nas cidades. A economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços.
Dessa forma, a economia solidária é uma prática social regida pelos valores da autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável. Segundo Eustáquio, ela é entendida como uma estratégia de superação da exclusão social.
Eustáquio revela que participarão do fórum pessoas ligadas a cooperativas, associações e até pequenos empreendedores que tenham produção em pequena escala e querem fortalecer o negócio através da economia solidária. Além de espaço para mostrar os trabalhos, os participantes poderão entender o que é a economia solidária. A comunidade e pessoas interessadas podem participar, das 8h às 17h de hoje e das 8h às 13h de amanhã, no salão da Igreja Nossa Senhora da Abadia.