Foram prorrogadas as inscrições para a eleição do Rei e Rainha do Carnaval de Uberaba. Sem confirmar se o adiamento ocorreu em função do baixo número de candidatos inscritos até agora – quatro mulheres e três homens – informações da Fundação Cultural apontam que o prazo que terminaria hoje, foi estendido até a próxima quarta-feira (3).
Para a vendedora Karla Aparecida de Almeida, o concurso representa a chance de realizar um sonho. “Na verdade foi uma promessa que eu fiz para o meu pai que era aficionado por carnaval e fazia com que a gente acompanhasse toda a movimentação da escola Acadêmicos de Santa Maria”, conta. “No entanto, o dinheiro também pesou na hora que me decidi a concorrer”, confessa Karla, salientando que já programou um “dia de beleza” para a data em que for realizada a eleição. “Marquei salão para o dia inteiro”, afirma a vendedora, descontraída.
De acordo com a assessoria de comunicação da FCU, a eleição ocorrerá na sexta-feira (5), durante a realização da Feira de Arte e Cultura na praça Dom Eduardo. O prêmio é de R$ 1 mil.
Entre as atribuições da corte está a visita aos ensaios das escolas e abertura dos desfiles.
Blocos. Além dos já tradicionais “Maria Giriza” e “Maria Boneca”, a expectativa é a de entidades sem fins lucrativos, especialmente culturais, inscreva-se como blocos carnavalescos para o desfile do domingo (14).
Para o presidente da FCU, Rodrigo Mateus, a intenção é oferecer uma alternativa para as pessoas que optarem por não ir ao CentroPark para ver o desfile das escolas. Segundo ele, é importante trabalhar para resgatar a tradição do carnaval de rua e da “irreverência e alegria dos blocos”.
Todos os grupos devem ser identificados por estandarte com nome ou tema do desfile e informar o número estimado de foliões participantes. As inscrições podem ser realizadas pela internet através do site www.mg.gov.br/fundacaocultural.
Todos os inscritos ganham uma ajuda de custo também no valor de R$ 1 mil e devem prestar contas referentes aos gastos até o dia 23 de março.