NOVEMBRO NEGRO

Fundação Cultural promove Desfile Afro e Danças Culturais, neste sábado

Publicado em 17/11/2023 às 19:16Atualizado em 17/11/2023 às 19:22
Compartilhar

O evento ocorrerá na Praça da Concha Acústica, das 9h às 11h (Foto/Divulgação)

No dia 18 de novembro, sábado, a Fundação Cultural de Uberaba "Professor Antônio Carlos Marques" (FCU) promove o evento "Novembro Negro: Consciência e Respeito". Este programa representa a culminância das atividades realizadas nas escolas municipais e estaduais, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira. O evento ocorrerá na Praça da Concha Acústica, das 9h às 11h, com objetivo de proporcionar a celebração da diversidade e reflexão sobre a importância do mês de novembro, marcado pelo Dia da Consciência Negra, 20.

Dentre as atividades programadas, destacam-se as participações das instituições de ensino, como a Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, que realizará um desfile afro com os alunos do Ensino Médio. A Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes apresentará poesias como "Menino Negro que não entrou na roda" e "Cabelo Enroladinho", além de abordar a contextualização sobre o 20 de novembro. 

A Escola Municipal Professora Geni Chaves também contribuirá com um desfile afro envolvendo os alunos do Ensino Médio, enquanto a Escola Municipal Professora Luciene Aparecida do Carmo terá a participação da aluna Gabrielle, que apresentará a música "Pérola Negra".

Além das escolas, grupos culturais enriquecerão o evento com suas apresentações. O grupo indígena Pataxó, por meio da apresentação de "Awê Heruê", compartilhará a Festa Tradicional do povo Pataxó, marcando o Primeiro Awê Heruê na cidade de Uberaba. O grupo de dança Fadas Namastchicas também marcará presença, proporcionando uma experiência única com danças culturais e místicas.

A FCU convida a comunidade para participar desse encontro que promove a conscientização e o respeito à diversidade cultural que compõe a riqueza do nosso país. A celebração do "Novembro Negro: Consciência e Respeito" reforça o compromisso com a promoção da igualdade racial e a valorização das tradições afro-brasileiras.

Nesta segunda, Dia da Consciência Negra, tem extensa programação que acontecerá, a partir das 9h, na Praça da Abadia, com abertura solene, e em seguida terá a Roda de Capoeira "Viva Zumbi" com a participação da comunidade capoeirista de Uberaba.

O evento continua com a participação de alunos da Associação de Ogãns e representantes de religiosidade de matrizes africanas, às 10h.

Ao meio-dia acontecerá a Missa Afro. A “Santa Missa” será celebrada no Santuário Basílica Nossa Senhora d’Abadia, pelo convidado Monsenhor Valmir Aparecido Ribeiro, com participação do Coral Afro. Os fiéis podem e devem levar iguarias afro, como cocada, pé de moleque, broa, bolo de fubá, pipoca, etc., para o momento da partilha.

Após a missa, seguem outras apresentações como o Hip Hop com Toi e DJ Nene, seguido pelo show "O Samba é Primo do Jazz" e, encerramento com o Grupo de Samba "Flor da Idade”.

“No Dia da Consciência Negra, devemos nos unir buscando um futuro onde o racismo seja de fato coisa do passado. Neste dia, é imperativo que reflitamos sobre as barreiras persistentes da discriminação racial, que continuam a afetar vidas e a atrasar o pleno desenvolvimento do país. É uma oportunidade para destacar a importância de se combater o racismo sistêmico, criando um ambiente onde todos os cidadãos tenham igualdade de oportunidades. Por isso, seguimos avançando na formatação de Uberaba, Cidade Antirracista”, disse o coordenador da Cpir, Reginaldo Silva.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por