Funel estuda também parceria para viabilizar pontos de hidratação ao longo do trecho da ciclofaixa, que vai do aeroporto ao 67ºBPM, na Nenê Sabino (Foto/Divulgação)
A ampliação da ciclofaixa em Uberaba depende do aumento de patrocinadores para o projeto. Segundo o presidente da Funel, Flávio Henrique Bernardes, a administração está em busca de interessados que queiram expandir o projeto para outras áreas da cidade e que possam também fornecer estrutura de suporte melhor.
Atualmente, a ciclofaixa está em atividade na avenida Nenê Sabino, em um trecho de 4,8 quilômetros, que vai do Aeroporto Mário de Almeida Franco até o 67° Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais. O trecho fica em funcionamento aos domingos, das 8h às 12 horas.
“Inclusive, neste domingo é o Dia do Profissional de Educação Física. Nós teremos várias atividades, vamos comemorar lá. Então, aos domingos, está sendo um sucesso”, afirma o presidente da Funel. Segundo Flávio, há um plano de expansão para as ciclofaixas. “Para poder aumentar o espaço, precisamos também de mais apoio”, pontua Bernardes.
A Funel está habilitada a receber apoio e patrocínio de empresas privadas por meio de Chamamentos Públicos. Segundo a autarquia, embora já tenha realizado alguns desses processos, ainda não obteve êxito na captação dos recursos esperados.
As parcerias podem resultar na modernização da infraestrutura, aquisição de bens móveis e imóveis, patrocínio direto na organização e realização de competições esportivas e eventos de lazer, ou na aquisição de materiais esportivos para os núcleos administrados pela Funel.
Além disso, após sugestões feitas durante entrevista à Rádio JM, o presidente da Funel confirmou que serão analisados a ampliação do horário de funcionamento da ciclofaixa e o fornecimento de água. “Realmente, é uma boa ideia que possamos estender essa questão do horário. E essa questão da hidratação é uma parceria que podemos, talvez, fazer até com a Codau, para que possamos ter lá os carrinhos para serem pontos de hidratação”, finaliza Bernardes.