Começou a tramitar no Legislativo o Projeto de Lei que oferece auxílio financeiro aos atletas de alto nível de Uberaba, como expôs o jornalista Wellington Cardoso Ramos, na coluna Falando Sério. Conforme o presidente da Fundação de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel), Luiz Alberto Medina, o valor disponibilizado pela bolsa varia entre R$300 e R$600 por mês. O programa contou com a iniciativa do vereador Caio Godoi, que realizou diversas reuniões com representantes esportistas municipais para a montagem dos termos.
Para garantir o auxílio, os atletas de alto rendimento precisarão comprovar alguns critérios. É preciso estar disputando desde 2022 como federado em campeonatos oficiais, federações e confederações, além de estar e permanecer em atividade. Também faz parte da lista de critérios estar estudando ou ter concluído o Ensino Médio.
Segundo o presidente da Funel, o projeto tramitou de forma ágil internamente, mas ainda deve ter alguns entraves na Câmara de Vereadores de Uberaba. “Acredito que esse projeto ainda vai trazer muita discussão das condições e dos critérios de escolha, de avaliação e enquadramento do atleta. Eu acho que o que vai agarrar é isso. E ele está sujeito a algumas modificações”, afirma Luiz Medina.
A bolsa será oferecida para atletas a partir de 12 anos e é preciso comprovar que a pessoa não recebe outros tipos de benefícios. Ainda, os atletas precisarão comprovar que o auxílio foi utilizado para seu aperfeiçoamento técnico, seu treinamento, viagens, materiais esportivos e assim por diante. Serão disponibilizadas 30 bolsas para, aproximadamente, 40 atletas de alto rendimento em Uberaba.
Em relação aos atletas de baixo rendimento, Luiz Medina explica que não há como a Fundação oferecer o auxílio financeiro para todos os esportistas de Uberaba, com os recursos disponibilizados para a Funel. É válido lembrar que o bolsa-atleta será pago a partir deste recursos. Dessa forma, para os atletas de baixo rendimento, estão disponíveis os projetos executados pela Fundação.
“O incentivo para essas pessoas que não se enquadram no bolsa-atleta, é o incentivo geral que nós damos. Que são projetos esportivos, competições, materiais esportivos, professores, escolar, escolas, jogos escolares, jogos classistas. Esse é o apoio geral. O apoio específico ao atleta do bolsa-atleta tem que passar por uma triagem muito rigorosa”, afirma o presidente Medina.