ESPORTE

Funel é novamente alvo de reclamações por usuários em Uberaba

Presidente da Fundação rebateu as críticas e anunciou o andamento do processo seletivo para profissionais de Educação Física

Daniela Miranda
Publicado em 23/05/2023 às 09:56
Compartilhar
 (Foto/Funel)

(Foto/Funel)

Temperatura da água da piscina, falta de professores, limpeza dos banheiros e aulas ministradas apenas por estagiários. Essas são algumas das novas queixas recebidas pelo Jornal da Manhã sobre os serviços prestados na Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel). Em resposta, o presidente Luiz Alberto Medina destacou que a Fundação realiza mais de 5 mil atendimentos por semana, com 22 professores e 15 estagiários. “Pela quantidade de atendimentos em relação à ao número de reclamações, a Funel está muito bem”, apontou. 

Segundo Medina, a única piscina pública em Uberaba é a da Funel e é comum surgirem problemas devido à alta demanda. “Todo mundo ‘vem para cá’ [Funel], é lógico que, aumentando o número de atendimento, surgem problemas e divergências. Tentamos dar uma filtrada por horários, participantes em cada aula, mesmo assim a demanda é muito grande. Passou dos 30 anos, todo médico de Uberaba indica hidroginástica e musculação”, ponderou Luiz Medina.   

Em relação à temperatura da água das piscinas, a Funel adota a NBR 10.339/2018, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que preconiza a temperatura da água de natação entre 25°C e 28°C, e para a piscina de hidroginástica, entre 27°C e 29°C. "Ninguém reclama da temperatura da água de outras piscinas públicas, sabe por quê? Porque não tem outra. Só tem a da Funel. Aí a gente fala que vai parar os atendimentos, aí vira um escândalo, é difícil. Do público total, metade quer quente e a outra metade quer fria. Então, a gente vive nesse jogo", desabafa o presidente. 

Conforme Luiz Medina, cerca de 22 professores e 15 estagiários atendem mais de 700 alunos por dia, totalizando 5 mil atendimentos por semana. "Em relação à falta de professor e estagiário, um amanheceu com febre e não pôde dar a aula de pilates. Isso aconteceu mesmo, mas logo chamamos outro professor para substituir, só que demorou 15 ou 20 minutos para chegar, e os alunos já tinham ido embora. Oferecemos um tatame da melhor qualidade, uma sala toda apropriada, com ventilador, iluminação própria, espelho e tudo, mas não pode haver falhas, né? Complicado, pois qualquer pessoa está sujeita a acordar passando mal, então esse tipo de coisa pode acontecer, é normal", afirma o presidente. 

A limpeza da área da Funel também foi alvo de reclamação, e Medina esclareceu que atualmente são cinco funcionárias designadas para a limpeza do espaço. "Uma é só responsável pelos dois banheiros da piscina. O parque aquático está impecável, mas são coisas antigas. Agora, com a chegada do inverno, as máquinas serão mais exigidas, mas estamos fazendo uma limpeza geral. É certo que teremos reclamações, pois são muitos atendimentos, e pode acontecer de uma quadra ou outro espaço não receber limpeza imediata, mas será limpo. As pessoas precisam ter um pouco de paciência", esclarece. 

Medina ressaltou que os estagiários são fundamentais na Funel e que os professores acompanham todas as aulas ministradas. "Nossos estagiários precisam participar das atividades para se formarem e saírem daqui como profissionais completos. Pela lei, temos que ter um professor presente na instituição. Não temos apenas um, temos vários. Para cada um ou dois estagiários, há um professor acompanhando. É importante ressaltar que nossos estagiários são muito bons. Eles são interessados, além de que recebem um dinheirinho extra para quem sabe ajudar a pagar a faculdade. É uma troca de interesses muito bacana". 

O presidente divulgou em primeira mão ao Jornal da Manhã na última semana que está previsto para o segundo semestre deste ano a realização de um concurso público para Funel, em especial para a contratação de profissionais de Educação Física. Luiz Medina afirmou que já foi contratada a empresa responsável pelo concurso e que o edital será divulgado em agosto de 2023. Já o processo seletivo feito em junho do ano passado ainda está vigente. “Já foram chamados 11 professores. Agora, com o fim do contrato de 9 profissionais, a Funel convocará outros 10, totalizando 21 profissionais de Educação Física convocados por meio desse processo”, reforçou.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por