PRONTOS PARA DECOLAR?

Gol inicia vendas na segunda; veja detalhes da operação

Larissa Prata
Publicado em 11/05/2023 às 20:52Atualizado em 12/05/2023 às 05:31
Compartilhar

Reunião envolvendo representantes do governo municipal, do Estado e da Gol Linhas Aéreas confirmou a retomada da operação da rota entre Uberaba e São Paulo a partir de julho, pelo aeroporto de Congonhas. A notícia foi dada em primeira mão pelo Jornal da Manhã. As vendas iniciam na segunda-feira (15) e, a princípio, serão ofertados 138 assentos por voo. Participaram da reunião a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, o representante da Gol, Matheus Motta, e Ronaldo Barquette e Renato Garcia, do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Invest Minas). O presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Fernando Mendes, também esteve presente. 

Representando a Gol, Matheus Motta informou que a partir do dia 6 de julho, a companhia ofertará voos às terças, quintas e domingos, nos seguintes horários: decolagem às 12h05 de Congonhas, em São Paulo, pousando às 13h em Uberaba. Daqui, ele decola às 15h15 e chega ao destino às 16h15. Ele explica que a escolha dos horários foi a partir de estudo de viabilidade e disponibilidade do aeroporto de Congonhas, que, em suas palavras “tem certas limitações” e já está “saturado”, com relação à disponibilização de horários e rotas. "Por isso, a gente precisa equilibrar as limitações do Aeroporto de Congonhas com a necessidade de abrir um novo mercado. O nosso ponto de vista é que está sim adequado e que vai servir à população de Uberaba de forma satisfatória, a exemplo de outras operações na região próxima, como Ribeirão Preto e Uberlândia também, nessa parte da tarde", pondera. 

Motta ainda pontua que o horário é oportuno para quem busca conexões com outros destinos, partindo de Congonhas. “O horário tem demanda, sem dúvidas”, assegura Motta. Ele  pondera que, com praticamente o dobro de passageiros do que o ofertado até então na parceria com a Voe Pass, é preciso unir ainda mais forças para movimentar a oferta de voos. Nesse sentido, Rui Ramos corrobora os esforços da Sedec, empenhada em estreitar o relacionamento com as agências de turismo não só em Uberaba, como também na região, citando que, no papel de presidente da Amvale, a prefeita Elisa Araújo também atuará nas cidades próximas para movimentar o Aeroporto Mário Franco. 

"A equipe de Turismo, a partir de agora, faz uma interação com as agências de viagens e também divulgar junto aos prefeitos e vereadores da região, junto também com o presidente Fernando Mendes e seu relacionamento com as demais cidades, e na Amvale, da qual a prefeita é presidente. A gente vai fazer toda uma divulgação para atrair o pessoal da região para ocupar os voos de forma que compense todo o empenho da Gol e do Estado", afirma Rui Ramos.

Diretamente de Nova York, onde acompanha o governador Romeu Zema, Ronaldo Barquette acrescenta que o esforço conjunto viabilizou a retomada de voos da Gol em Uberaba, seguindo o trinômio para a concessão do incentivo tributário requerido pela companhia aérea: quanto mais assentos disponibilizados em Minas Gerais, mais quilômetros em voos e mais municípios mineiros atendidos, maior é o incentivo concedido pelo governo do Estado no que tange ao ICMS incidente sobre o querosene de aviação, atualmente na casa dos 40%, segundo Barquette. "É a maneira que nós encontramos para ajudar, tanto as empresas a voarem mais, quanto para atender mais municípios mineiros", explica, acrescentando que tratamento tributário diferenciado foi concedido à Gol na expectativa de que ela voe em mais municípios mineiros. 

Questionado, ele nega que o incentivo decorra de renúncia de receita, afirmando que passou pelo crivo da Secretaria de Estado de Fazenda. "Essa é uma preocupação que a Secretaria de Fazenda sempre tem, para fechar essa conta. Na verdade, nós estamos é aumentando a arrecadação. Porque você tem mais voos, mais destinos, mais municípios atendidos e mais gente voando. Consequentemente, mais arrecadação", pondera.

Ao agradecer o empenho do time, a prefeita Elisa Araújo enalteceu o diálogo e ainda deixou um pedido de todos nós, uberabenses, à Gol: "Espero que dure". Prontamente, Matheus Motta fez questão de afirmar que os planos da companhia com Uberaba são a longo prazo e devem ser expandidos em breve.

Prefeita Elisa Araújo, presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Fernando Mendes e secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, conduziram a reunião na tarde desta quinta-feira, no Centro Administrativo, com representante da Gol Linhas Aéreas e também do Invest Minas (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por