DESGASTE AMBIEMTAL

Grandes áreas sem vegetação adequada é prejudicial para infiltração da água no solo

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 15/09/2024 às 19:35Atualizado em 15/09/2024 às 19:35
Compartilhar

A pesquisa analisou dados de satélite das áreas queimadas entre os anos de 2003 e 2019 (Foto/Reprodução/Agência Brasil) ( )

A falta de vegetação adequada está fazendo com que a água das chuvas, no período chuvoso, acelere a descida para os rios. A rapidez no escoamento é prejudicial para o lençol freático, que recebe um menor volume de água e resulta em níveis críticos dos rios no período da seca. A análise é do professor e pesquisador José Claudio Viegas Campo, que revelou estar estudando esse comportamento há um bom tempo.

“Não temos capacidade de infiltração da água no solo. E essa água das chuvas tem um escoamento superficial, e isso faz com que os rios tenham um aumento da vazão rapidamente. Com a ampliação do desmatamento nas bacias, temos mais áreas contribuindo para esse escoamento superficial da água”, posiciona. 

José Claudio disse que trabalha com esse tema há um bom tempo e, inclusive, detalhou que em outubro será divulgado o resultado de um trabalho de pesquisa voltado para este tema. “Este estudo deve ser publicado em um evento na UFTM, que é a jornada de apresentação de trabalhos científicos em outubro, e será apresentada uma parte dele, porque é uma sequência”, posiciona. 

As medições são feitas em área do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e também em uma área do Instituto Agroneli, na Fazenda São Francisco, onde os pesquisadores estudam quais técnicas podem ser utilizadas para melhorar a infiltração da água no solo e aumentar o depósito de água natural no lençol freático. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por