Os bancários da Caixa Econômica Federal abriram o primeiro dia útil da semana em greve, depois do feriadão. Em todo o país, é a única instituição que ainda mantém a paralisação, completando 21 dias.
O presidente do Sindicato dos Bancários na cidade, Maurício de Sousa, explica que a direção da Caixa ainda não conseguiu chegar a um acordo com a Comissão dos Empregados para Negociação. “A greve deve continuar até que haja uma proposta melhor por parte dos bancários”, explica.
Uma das principais reivindicações dos bancários da Caixa é uma maior participação nos lucros e resultados. “Ao longo do tempo, a instituição financeira diminuiu taxas para seus clientes, investiu em tecnologia, em publicidade e no esporte. Já no funcionário, que trabalhou mais em 2008, para gerar maior lucro que foi aplicado nesse tipo de marketing, ela não investiu”, conta.
Na última semana, a classe patronal apresentou proposta que foi acatada pelos trabalhadores de outras empresas. A proposta prevê reajuste salarial de 6%, o que representa aumento real de 1,5%.