A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários anunciou nque está mantida a greve da categoria para esta quinta-feira (23)
A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, anunciou nesta segunda-feira (20), durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que está mantida a greve da categoria para esta quinta-feira (23). Mesmo não aderindo oficialmente ao movimento, as decolagens e aterrissagens de Uberaba podem sofrer atrasos e até mesmo cancelamentos.
A Comissão de Trabalho, Legislação e Seguridade Social da Alerj, registrou que o acordo que reivindica um aumento de 15% no salário dos trabalhadores foi apresentado há 75 dias, mas, após cinco rodadas de negociação, o reajuste foi negado pelo sindicato patronal.
Segundo o representante do sindicato no Triângulo Mineiro, Wilson Alves dos Santos Júnior, as diretrizes permanecem as mesmas, como os aeroviários dos principais aeroportos do país vão parar, a região vai ser afetada diretamente. “Infelizmente vai gerar transtornos, principalmente sendo véspera de Natal, mas as companhias não querem colaborar nas negociações dos reajustes salariais”, completa.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroviária (Infraero), a fiscalização trabalhista das empresas aéreas e dos aeroportos é de responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No entanto, Lélio Baldo, diretor da Infraero em Uberaba, reafirma que até o momento o aeroporto de Uberaba está trabalhando sem atraso. “Temos o plano de contingência em caso de problemas, mas ainda não foi repassado nada oficial. Como trabalhamos com as principais capitais da região, se esses aeroportos apresentarem problemas, com certeza vai refletir aqui”, concluiu.