Balanço aponta reforço do patrulhamento preventivo e atuação integrada em Uberaba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Uberaba, por meio da Seção de Inteligência, divulgou o balanço das ações realizadas entre 1º de janeiro e 17 de dezembro de 2025. No período, foram registrados 24.001 atendimentos, conforme dados do Sistema Copam, que somam boletins de ocorrência, boletins de presença e boletins simplificados.
O levantamento destaca a atuação preventiva da corporação, com 4.754 atendimentos voltados à proteção de prédios públicos e 4.970 ações de patrulhamento comunitário em diferentes regiões da cidade. Também houve presença intensificada em parques e praças (2.210), áreas escolares (1.948), unidades municipais de saúde (1.698), estações de ônibus (1.648) e áreas comerciais (1.341). Na zona rural, foram contabilizados 127 atendimentos.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Santos, os números refletem a ampliação do trabalho preventivo e a proximidade com a comunidade. Ele ressaltou o uso integrado da inteligência e do patrulhamento ostensivo como estratégia para ampliar a segurança em todas as regiões do município.
A GCM também atuou em apoio às políticas públicas, com 239 atendimentos ao Departamento de Posturas, 174 apoios a outros setores da Prefeitura e 181 ações conjuntas com outros órgãos. Foram registrados ainda 154 atendimentos por perturbação do sossego e 279 ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha.
Para o secretário de Segurança Pública, Weber Januário, os resultados demonstram a importância da integração entre secretarias, do planejamento operacional e do uso de inteligência para fortalecer as ações preventivas e a resposta às demandas da população.
No trânsito, a Guarda registrou 711 atendimentos e teve atuação em grandes eventos e operações, como o Carnaval Geoparque (53), ExpoZebu (226), Copa Inter Atlética – CIA (198) e Operação Natalina (304), além de outros eventos, que somaram 559 ações. As ocorrências de furto e roubo totalizaram 120 registros.
No período, a GCM realizou apreensões de entorpecentes, incluindo cocaína, crack, ecstasy e maconha, além da recuperação de nove automóveis e dez motocicletas com registro de furto ou roubo. Também foram removidos 83 automóveis e 156 motocicletas por crime ou infração de trânsito.
O balanço aponta ainda a condução de 115 pessoas à delegacia e a captura de 14 pessoas com mandado de prisão em aberto, resultado das ações de patrulhamento, inteligência e prevenção desenvolvidas ao longo de 2025.