(Foto/ Divulgação)
A Guarda Civil Municipal de Uberaba apresentou balanço positivo de atendimentos em Uberaba de janeiro a novembro de 2023. De acordo com o Comandante Marcelo Santos, foram recuperados 16 veículos, 30 mandados de prisão cumpridos, 1.500 chamados públicos e 297 ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha.
“A equipe Romu faz rondas diárias de noite e de dia em Uberaba. Eles têm mais equipamentos para estar protegidos e atuar em situações que exigem maior atenção, como nos casos de apreensão de drogas”, explicou o comandante, frisando que aos finais de semana, quando acontecem o maior número de delitos, o efetivo é maior.
Também durante os finais de semana, segundo Marcelo Santos, é que acontecem mais casos de violência doméstica, agressão e perturbação do sossego quando o atendimento é realizado juntamente com o Departamento de Posturas da Secretaria de Defesa Social.
Bicicletas elétricas
As bicicletas elétricas que passaram a ser utilizadas em maior escala, são permitidas pela legislação vigente, mas as adaptadas não se encaixam na mesma legislação.
“Muitos pegam bicicletas e fazem adaptação colocando motor de motocicleta. A única que é legal é a bicicleta elétrica que tem legislação específica que se equipara à bicicleta normal. Essas bicicletas barulhentas são ilegais. Fazemos a abordagem e a apreensão”, explica o comandante, dizendo que o ponto em que a guarda mais atua é na Praça Rui Barbosa.
Som automotivo
Os veículos com som automotivo que se aglomeram em postos de combustíveis ou em outros locais com volume de som alto também são alvo de ações da guarda. De acordo com o Comandante Santos, muitas vezes em ação integrada com a polícia, a fiscalização é realizada e os proprietários dos veículos, autuados.