O volume passa de 80% do total registrado no ano passado e a média atual é de 110 ocorrências por dia, segundo os dados divulgados
O patrulhamento preventivo é que registra o maior número de ocorrência, com atuação em escolas, parques e praças, estações de ônibus e estabelecimentos municipais de saúde (Foto/Lílian Veronezi - PMU)
Em nove meses, a Guarda Civil Municipal de Uberaba (GCM) já registrou quase 30 mil atendimentos. O número representa 83,81% do total de ocorrências registradas em 2022. Segundo dados da instituição, a partir de julho já foram 10.127 registros, uma média de 110 registros por dia. O principal tipo de ocorrência registrada refere-se ao Patrulhamento Preventivo.
Conforme dados, a Guarda realizou no período de janeiro a setembro o total de 29.333 atendimentos, dos quais 18.298 foram referentes ao Patrulhamento Preventivo em escolas, parques e praças, estações de ônibus e estabelecimentos municipais de saúde, o que representa 62,38% do total de registros. Esta é uma das principais funções da Guarda, que visa manter a segurança e a ordem pública em diversos locais de Uberaba.
Estima-se que, aproximadamente, R$1,2 milhão são destinados anualmente pelo governo municipal para reparar danos causados por atos de vandalismo em prédios públicos, praças, parques e outras áreas abertas.
Os casos de perturbação do sossego contabilizam 694 assistências, enquanto o socorro previsto na Lei Maria da Penha totaliza 197 apoios. Referente aos casos de furto, roubo e dano a Cemeis e escolas municipais de Uberaba, foram registrados 16 boletins de ocorrência neste mesmo período.
Atualmente, a Guarda Municipal atua com efetivo de 130 integrantes. A expectativa é que ainda neste ano a Prefeitura de Uberaba lance concurso público com mais 100 vagas para reforço da equipe.