(Foto/Divulgação)
A Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Defesa Civil de Uberaba, ligada à Secretaria de Defesa Social, lança, nesta quarta-feira (13), o projeto Defesa Civil na Escola, uma iniciativa para conscientizar alunos sobre a prevenção e gerenciamento de riscos relacionados a incêndios, especialmente no período de estiagem e enchentes.
A ação terá início na escola municipal Vicente Alves Trindade, em Santa Rosa, e seguirá atendendo duas escolas por semana. O projeto propõe a criação do dia da Defesa Civil na Escola, no qual representantes de ambas as secretarias realizarão atividades lúdicas e didáticas para apresentar aos estudantes temas como prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação diante de situações de emergência.
“Projetos como este são fundamentais para formar cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios das situações de risco. A educação preventiva nas escolas é uma estratégia eficaz para salvar vidas e fortalecer o sentimento de responsabilidade coletiva, aproximando os estudantes dos órgãos públicos e criando uma cultura de segurança desde cedo”, destacou o diretor de Ensino da Secretaria de Educação, Djalma Pereira.
Um dos diferenciais da ação é a entrega de uma carteirinha virtual intitulada “Amiguinho da Defesa Civil”, que valoriza a participação dos alunos e fortalece o vínculo com a temática. Com um foco inicial na prevenção de incêndios, a iniciativa deve avançar para a prevenção de enchentes em uma segunda etapa, a fim de evidenciar a capacitação e sensibilização das crianças para a importância da segurança e da proteção ambiental.
“O projeto Defesa Civil na Escola leva informações importantes até os alunos para que aprendam desde cedo como se proteger e como ajudar sua família e vizinhos em momentos de perigo. Trabalhamos com palestras, atividades e simulações que mostram, de forma prática e divertida, o que fazer em caso de emergência. Entre os assuntos que tratamos estão como identificar os riscos na sua casa, no caminho para a escola e na sua comunidade; como agir em dias de chuva forte, vento ou calor extremo; cuidado com o uso do fogo para evitar queimadas; a importância de avisar um adulto ou procurar ajuda quando algo perigoso acontecer; e, acima de tudo, como trabalhar em equipe para que todos fiquem seguros”, finalizou o coordenador da Defesa Civil, Eliel Miranda.