REFORÇO

Guarda Municipal de Uberaba recebe viatura exclusiva para Patrulha Maria da Penha

O reforço integra a rede de proteção à mulher já existente em Uberaba, com a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica

Daniela Miranda
Publicado em 24/03/2023 às 19:09Atualizado em 24/03/2023 às 19:29
Compartilhar

Viatura exclusiva para combate à violência contra a mulher (Foto/Divulgação)

Viatura exclusiva para combate à violência contra a mulher (Foto/Divulgação)

Veículo destinado exclusivamente ao programa Patrulha Maria da Penha já está de posse da Guarda Civil Municipal (GCM) e começa a operar na próxima semana. Segundo o comandante da GCM, Marcelo dos Santos Silva, o patrulhamento também recebeu reforço de contingente. “Com a nova viatura vamos operar com mais dois guardas civis municipais, totalizando quatro, sendo dois homens e duas mulheres, que trabalharão 30 dias do mês única e exclusivamente em apoio à violência contra a mulher”, afirma. 

A Patrulha Maria da Penha em Uberaba surgiu no início de 2021. “Nesta época, com a pandemia da Covid-19, o número de casos aumentou exponencialmente, visto que muitas mulheres ficavam mais em casa e assim mais suscetíveis à violência doméstica”, esclarece o comandante Santos.

O reforço integra a rede de proteção à mulher já existente em Uberaba, com a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), Delegacia de Proteção à Mulher e o Centro Integrado da Mulher (CIM).

A viatura é proveniente de uma emenda parlamentar do então deputado Delegado Heli, que à época destinou um recurso de 100 mil para um veículo policial sedan. “O novo comando do Guarda Civil Municipal, ao receber este veículo no início deste mês, decidiu destinar este veículo para ações de combate à violência contra a mulher”, afirma Marcelo. 

O reforço integra a rede de proteção à mulher já existente em Uberaba (Foto/Divulgação)

O reforço integra a rede de proteção à mulher já existente em Uberaba (Foto/Divulgação)

Nos últimos seis anos, Uberaba teve um aumento de 107% no número de pedidos por medida protetiva nos casos de violência doméstica, conforme os casos apresentados pelo juiz da 2ª Vara Criminal e diretor do Foro de Uberaba, Fabiano Veronez. 

Segundo os dados apresentados, em 2017, foram 447 registros, e em 2018, foram 445. Já em 2019, o número de pedidos passou para 656. Em 2020, no período pandêmico, a quantidade de pedidos saltou para 828. Em 2021, foram 457, e em 2022 voltou a crescer, atingindo 925 pedidos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por