Em Uberaba, efetivo da Guarda Municipal passou de 178 guardas, em 2020, para 130 atualmente (Foto/Divulgação/Guarda Civil Municipal de Uberaba)
Novo comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcelo dos Santos Silva, assumirá o posto em 2023 e prevê a finalização do plano de carreira da categoria e novo concurso para aumentar o quadro da segurança pública em Uberaba. Em entrevista à Rádio JM, nesta quinta-feira (29), Marcelo Silva informou que devem ser abertas 100 vagas no certame para a GCM.
No início de dezembro, a corporação revelou que o documento para o novo plano de carreira estava praticamente pronto e deveria ser encaminhado à Câmara no começo do ano que vem. Em entrevista ao programa JM News 1, o escolhido para comandar a Guarda Municipal a partir de janeiro conta que essa é uma das prioridades do Executivo. “Está tudo pronto já. É uma prioridade da prefeita mandar para o Legislativo no começo de fevereiro, quando voltam as sessões. Vai ser um ganho muito grande, a gente ajudou a formatar o plano de salários e o estatuto”, comenta.
A respeito de novo concurso público para a categoria, Marcelo Santos adianta que também está nos planos para o próximo ano. “Está condicionado ao nosso estatuto, assim que ficarem prontos, já podemos startar. Passando lá na Câmara, começamos a movimentar esse concurso na cidade e a expectativa inicial é de 100 vagas”, revela.
Apesar de dizer que foi pego de surpresa para assumir o comando da corporação, o novo comandante da GCM pretende continuar mantendo o trabalho do antecessor, Marcelo Neves. “Ela [prefeita Elisa Araújo] deu total autonomia pra mim, vou sentar com a equipe, é claro que tem muito o que fazer, os programas Cidade Vigiada, nosso ônibus, temos várias ideias, escolher o chefe de seção, coordenador de turno, melhorar nossos números”, avalia.
Marcelo Santos é o próximo a assumir o comando da corporação e está há 19 anos na instituição. A nomeação deverá ser formalizada a partir de janeiro de 2023. Já o atual comandante, Marcelo Neves de Oliveira, será remanejado e, conforme as informações da Prefeitura, atuará em outras funções dentro da Secretaria de Defesa Social (SDS) a partir do ano que vem.