O trânsito no entorno da Universidade de Uberaba foi novamente transformado em cenário de caos na noite de segunda-feira (15). Nos dois portões de saída do campus Aeroporto, pelas avenidas Nenê Sabino e rua Guiomar Rodrigues da Cunha, o fluxo de estudantes, especialmente no horário de início das aulas, foi fato gerador de diversas infrações no trânsito e transtornos para motoristas e pessoas que passavam pelos locais.
Além do registro de duas batidas envolvendo carros, de acordo com o chefe de policiamento da Guarda Municipal, Marco Túlio Gianvecchio, oito veículos foram apreendidos por parada em local proibido. “São muitas pessoas no horário e as operações seguirão periodicamente”, garante.
Ontem pela manhã, embora o fluxo de estudantes tenha sido menos intenso, cinco automóveis foram removidos da rua Pernambuco.
Segundo o subsecretário de Planejamento, Luciano Lopes Veludo, as únicas medidas propostas para área - que compreende do novo Fórum à rotatória de cruzamento das avenidas Santos Dumont e Santa Beatriz – dependem de análise do paranaense Jaime Lerner.
A equipe do arquiteto, contratada pela PMU para a realização dos relatórios com possíveis intervenções no trânsito, deixou a cidade ontem e deve entregar, dentro de poucos dias, o documento relativo às mudanças no transporte coletivo. “Na 1ª visita o foco era a modernidade urbanística e dessa vez, o transporte. Esperamos que no próximo mês, com a junção e conclusão dos dois relatórios, já possamos divulgar quais modificações serão necessárias e possíveis”, explica Veludo, confirmando que a única proposta já analisada foi a construção da ciclovia que “desafogaria” o trânsito na Nenê Sabino.