Segundo o comandante Marcelo Santos, pelo menos 100 novos guardas devem ser efetivados em Uberaba, o que vai praticamente dobrar o contingente atual
(Foto/Reprodução/Guarda Municipal)
Novo concurso para a Guarda Civil Municipal pode ser aberto ainda este ano. A informação é do comandante Marcelo Santos. Apesar de o certame ainda estar em estudo na administração municipal, a expectativa é que ao menos 100 novos guardas reforcem o efetivo em Uberaba.
Em entrevista à Rádio JM, o comandante explicou que o novo concurso foi prometido à categoria, que hoje conta com efetivo de 130 guardas civis municipais, entre homens e mulheres. “A prefeita está fazendo um estudo, um balanço. E nos prometeu um concurso este ano, que irá dobrar o efetivo, então, a gente não tem um número exato. Digamos que um número de 100 [guardas], mas não tem nada exato ainda, porque estão fazendo o estudo desse impacto. A gente tem muito serviço, muita demanda”, pontua Comandante Santos.
De acordo com balanço divulgado, somente no primeiro semestre de 2023 a GCM realizou 20 mil atendimentos, sendo o principal deles o patrulhamento preventivo em prédios públicos, totalizando 2.748 chamados, seguido por 2.067 atendimentos em estabelecimentos municipais de saúde. “O concurso é uma esperança nossa. Não que precise dobrar o efetivo, mas 100 homens e mulheres iriam nos ajudar. Mas ainda está em estudo, tem comissão em andamento”, afirma Comandante Santos.
Com o Plano de Carreira e Salários estabelecido, a expectativa é de redução na evasão dos efetivos. “Quando eu entrei na corporação eram 230 homens e mulheres, em 2004. Hoje, quase 20 anos depois, a gente tem 130 homens. Teve dois concursos nesse meio tempo. Acontecia muita evasão no concurso da Guarda. Então, hoje eu acredito que não vai ter uma evasão porque a prefeita Elisa cumpriu com o prometido, reestruturou a gente, deu condições de trabalho”, finaliza.