O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM) informou a contratação, por meio de licitação, de empresa especializada em gestão documental para guarda (custódia), organização, gerenciamento, tratamento técnico e disponibilização do acervo documental do Serviço de Arquivo Médico (Same) do hospital.
O processo de transferência dos prontuários, que atualmente ficam arquivados no galpão da rua Capitão Domingos, será realizado em etapas. A primeira teve início na segunda-feira (15), com os prontuários mais antigos, com baixa movimentação. Conforme a direção do HC, todo o processo foi planejado para causar o menor impacto nas atividades da comunidade hospitalar (pesquisas, demandas de relatórios e comissões), no entanto, pode haver atrasos na disponibilização de documentos durante a transição.
Segundo o chefe da Unidade de Gestão e Processamento da Informação Assistencial do HC, Tiago da Costa Brito, o acervo do Same possui cerca de 700 mil prontuários e a contratação de empresa especializada será benéfica tanto para a questão do espaço físico quanto para a conservação dos documentos.
“Com o tempo, gerir essa quantidade de prontuários se tornou um grande desafio; assim, optou-se pela terceirização da guarda, justamente para termos um serviço especializado que pudesse lidar com esses desafios”, informou o chefe da unidade.
“Esse é um passo bem importante, que vai melhorar o tempo de resposta do Same para as solicitações de prontuários de pacientes, tanto para a assistência quanto para pesquisas”, acrescentou o coordenador do Same, Klebert Bastos da Silva.