BOTA CASACO, TIRA CASACO

HC-UFTM reabre pronto-socorro cerca de 24h após comunicar superlotação

Larissa Prata
Publicado em 08/02/2024 às 06:28Atualizado em 08/02/2024 às 19:38
Compartilhar

Fechamento do pronto-socorro do HC-UFTM durou cerca de 24h até que a instituição voltasse atrás da decisão ( )

Cerca de 24h após anunciar o fechamento do pronto-socorro para novas admissões, Hospital de Clínicas da UFTM volta atrás da decisão. Na terça-feira (6), a unidade hospitalar havia enviado ofício à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e ao Complexo Regulador informando a decisão de suspender novas admissões no pronto-socorro que não fossem referentes às chamadas vagas zero. A decisão se baseava no que o hospital chamou de desrespeito do governo municipal à quantidade de vagas pactuada para receber pacientes não só de Uberaba, como também da macrorregião. Em novo ofício enviado aos mesmos agentes, o HC-UFTM comunicou na noite desta quarta-feira (7) a reabertura do pronto-socorro.

No ofício protocolado nesta quarta-feira à noite, o HC-UFTM informa que, "considerando a significativa melhora no nível de lotação da Unidade de Urgência e Emergência", foi restabelecido "o fluxo de admissão
de pacientes dentro dos critérios vigentes da regulação das urgências e emergências. A equipe da Unidade de Pronto Socorro irá manter o monitoramento dos casos regulados para garantir assistência de qualidade aos usuários". O documento é assinado pela superintendente do HC-UFTM, Luciana de Almeida Silva Teixeira, com validade imediata. 

Em nota enviada ao Jornal da Manhã, o HC-UFTM pontua que "o Pronto Socorro Adulto do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) passou por um período de superlotação, mas neste momento o atendimento está normalizado". Outros questionamentos foram feitos à instituição, acerca da quantidade de pessoas atendidas durante as 24h de fechamento do PS e qual a duração do citado período de superlotação, mas a reportagem ainda não obteve retorno.

A decisão do hospital de barrar novas admissões no pronto-socorro surpreendeu a SMS. O primeiro ofício, que determinava o fechamento do PS, apontava que o governo municipal desrespeitava o limite de vagas pactuadas para de pacientes de Uberaba e da macrorregião, o que estava prejudicando o atendimento. "“No entanto, esse número contratado não está sendo respeitado pelo gestor municipal e no último ano o PS do HC-UFTM vem alcançando lotação diária próxima ou igual a 200%. Ou seja, chegamos a ter 50 pacientes internados diariamente. Essa superlotação tem sérios impactos, a começar pela necessidade de se alocar os pacientes em macas no corredor (que não são leitos), em condições desumanas de higiene, alimentação, segurança, conforto, administração de medicação e atendimento clínico, correndo o risco de pegar uma infecção. Esses números tão elevados também impactam na qualidade e segurança do atendimento, uma vez que as equipes do PS estão dimensionadas para atender os números de pacientes previstos no convênio que temos com o poder público municipal”, dizia o ofício.

Vale lembrar que os pacientes classificados como vaga zero não seriam atingidos pela medida. Ainda nesta quarta-feira, a SMS emitiu nota informando ter sido comunicada pela gestão do HC-UFTM do fechamento do pronto-socorro adulto devido à superlotação, mas reiterou que a população não ficaria desassistida. "O Município, durante todo o período do Carnaval, manterá a vigilância junto ao hospital, com equipe de desospitalização, melhor em casa, fiscais, no intuito de ajudar a unidade de saúde", dizia a nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por