O Dia Internacional do Trabalhador também será marcado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), pela realização do 8º Mutirão de Cirurgias Pediátricas do HC, que esse integra o programa “Ebserh em Ação – Mais Acesso a Especialistas”.
Serão atendidos cerca de 30 pacientes pediátricos que farão procedimentos como: postectomia, frenectomia, tratamento cirúrgico de polidactilia e hernioplastias inguinal e umbilical. Enquanto aguardam os procedimentos as crianças ficarão em sala de espera especialmente preparada pelo Grupo de Humanização do HC-UFTM e voluntários, com a presença de personagens de desenho animado e brinquedos.
Nessa data também serão realizados exames de endoscopia e colonoscopia em pacientes adultos. Além dos pacientes de Uberaba, o mutirão realizará o atendimento de pacientes de outras cidades, que integram as 27 cidades da macrorregião Triângulo Sul, atendidas pelo HC-UFTM, que já estavam na fila de espera pelos procedimentos.
A ação tem como objetivo agilizar os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo uma oportunidade para que pacientes que aguardam por procedimentos possam ser atendidos de forma mais rápida e eficiente.
Coordenados nacionalmente pela Ebserh, os mutirões ocorrem nos 45 hospitais universitários federais administrados pela estatal. Em 2025, a iniciativa está alinhada ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde, que busca ampliar o acesso da população a atendimentos em especialidades médicas.
Esse é o terceiro mutirão realizado em 2025 no HC-UFTM. O segundo mutirão aconteceu no dia 21 de abril com a realização de 31 procedimentos, entre endoscopias, colonoscopias e cirurgias de coloproctologia.
O primeiro mutirão do ano, com consultas e exames cardiológicos, foi realizado no dia 8 de março, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba. Foram realizadas 72 consultas, 12 cateterismos, 50 eletrocardiogramas e 87 ecocardiogramas.