ALÉM DO GADO

Raça de jumento também ganha destaque na 90ª ExpoZebu em Uberaba

Publicado em 02/05/2025 às 08:43
Compartilhar
Rancho Abate apresenta o potencial do Jumento Pêga na ExpoZebu. (Foto/Rancho Abate)

Rancho Abate apresenta o potencial do Jumento Pêga na ExpoZebu. (Foto/Rancho Abate)

Conhecida como a capital do Zebu, Uberaba também se destaca por abrigar um dos maiores criatórios de Jumento Pêga do país, no Rancho Abate, que está com visitação aberta durante o evento.

Originária do interior de Minas Gerais no século 19, a raça Pêga é reconhecida por sua resistência, docilidade e inteligência. Com suas orelhas longas e pelagem bem cuidada, esses jumentos são bastante valorizados na produção de muares – resultado do cruzamento com éguas – sendo burros ou mulas, conforme o sexo do animal gerado. Essa combinação resulta em híbridos de excelente desempenho, muito procurados por criadores em todo o Brasil.

O Rancho Abate é referência na seleção genética da raça e atualmente possui 110 matrizes e 7 machos reprodutores, além de 80 jumentos filhotes e cerca de 50 muares, todos de alto padrão. Os animais produzidos ali chamam atenção não só pela qualidade, mas também pela importância no fortalecimento da criação de muares no país. O rancho é um dos principais fornecedores de sêmen da raça e também exporta genética para diversos países da América e do exterior.

A crescente procura por jumentos Pêga reflete o aumento da exigência do mercado, que valoriza animais com procedência e padrão zootécnico bem definido. Além de serem usados no trabalho rural, os jumentos da raça são essenciais para a criação de híbridos fortes, ágeis e adaptáveis a diferentes condições. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por