Sala de treinamento do IOU em Campinas
O Hospital de Câncer Hélio Angotti fechou, na última quarta-feira (3), um acordo que prevê a implantação, dentro de suas instalações, e possivelmente ainda nesse primeiro semestre de 2024, de uma Unidade Avançada do Instituto de Otorrinolaringologia (IOU), câncer de cabeça e pescoço, que tem sede no Campus da Unicamp, em Campinas (SP).
O Hélio Angotti passa a ser a referência do Instituto para o Brasil Central. Na unidade de Uberaba, serão desenvolvidas ações de prevenção e diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço.
A área de cabeça e pescoço é um “ponto fraco” do Hélio Angotti no enfrentamento à doença de câncer. O Hospital não atua nessa área por falta de estrutura.
“Estamos dando um passo gigantesco para suprir essa deficiência. O deslocamento de uma Unidade Avançada do IOU permitirá que os pacientes de toda região tenham acesso não só aos mais modernos métodos de tratamento, mas a equipamentos de diagnóstico e tratamento que só existem no IOU em relação à América Latina”. afirma o diretor de relações institucionais do Hospital Hélio Angotti, Nárcio Rodrigues.
O IOU é um instituto implantado dentro da UNICAMP, com vida própria. São investimentos superiores a R$ 100 milhões, que abrigam atividades de prevenção, diagnóstico, tratamento e educação. O centro está sendo preparado para ser sede da Rede Nacional de otorrinolaringologia, câncer de cabeça e pescoço e a unidade de Uberaba será “o projeto piloto” para a nacionalização das ações nessa área.
“Seria preciso mostrar o que fazemos para as pessoas entenderem o ganho que o Brasil Central terá com a parceria com o Hélio Angotti. Resumidamente podemos dizer que a partir da consolidação dessa parceria, os pacientes da região do Triângulo terão acesso ao que há de mais moderno e aos recursos tecnológicos mais recentes nessa área tão estratégica da oncologia e da medicina”. afirma o diretor geral do IOU, Agrício Crespo.
ASSINATURA - O Acordo de Cooperação Técnica entre o Hélio Angotti e o IOU de Campinas será assinado no próximo dia 15 de janeiro, com a presença da diretoria do Hospital Hélio Angotti, e a implantação já conta com recursos do Ministério da Saúde. Além de estruturar uma unidade dentro do Hélio Angotti, o IOU vai capacitar profissionais para atuarem na prevenção, diagnóstico e em pequenas intervenções para atuarem em Uberaba.