CIDADE

Hemocentro quer manter doações de sangue no carnaval

Publicado em 22/02/2011 às 21:38Atualizado em 17/12/2022 às 07:10
Compartilhar

Ao contrário do esperado para esta época do ano, mesmo depois do período de férias, o estoque do Hemocentro se encontra controlado. Porém, com 30% acima do estoque ideal, a coordenação da unidade alerta para a importância de continuar doando sangue, principalmente nos dias pós-carnaval.

Segundo Paulo Roberto Juliano Martins, coordenador do Hemocentro, o estoque precisa se manter razoável durante todo o ano. “As pessoas têm que continuar doando sangue principalmente no pós-carnaval. Este é um período que, infelizmente, acontece grande baixa, com o acontecimento de eventos intercorrentes”, explica.

Os fatores que têm favorecido para o estoque do Hemocentro estar em nível tão favorável, segundo Paulo Roberto, são as constantes campanhas para doação de sangue e a coleta em cidades vizinhas que acontece de quatro a cinco vezes por ano. “Como é um processo que tem que ser agendado, acontece poucas vezes, mas colabora bastante para manter o estoque”, finaliza o coordenador.

Para doar basta ter entre 18 e 60 anos, ter peso superior a 50kg, se homem, ter doado há mais de 60 dias, e se mulher, ter doado há mais de 90 dias, não estar grávida e não estar amamentando. Não ter contraído malária nos últimos seis meses, hepatite após os 10 anos de idade, não ser portador da doença de Chagas, de epilepsia, sífilis e diabetes.

É necessário também não ter comportamento de risco para Aids, como não usar preservativos em relações sexuais, ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos três meses ou usar drogas injetáveis. Evite ingerir bebidas alcoólicas nas 24h que antecedem a doação e alimente-se no mínimo duas horas antes de doar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por