Atraso no repasse da verba do Fundo Nacional da Saúde (FNS) não altera o atendimento no Hospital da Criança. A única preocupação da diretoria é em não atrasar o pagamento dos funcionários no mês de janeiro.
Maria Rita Carniel, presidente do Hospital, conta que a instituição não enfrenta problemas financeiros. “Todas as nossas contas estão em dia e o estoque que temos abastece todo o hospital tranquilamente. Só não queremos atrasar o pagamento dos funcionários no mês de janeiro”, ressalta.
Em 2010, até o mês de novembro, foram realizados mais de 42 mil atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Pronto Socorro do Hospital da Criança. “O hospital não passa por nenhuma crise financeira. O repasse realmente é para cobrir a folha de pagamento. E se não acontecer até a última semana de dezembro, vamos realizar um empréstimo, mas não vamos deixar nossos funcionários com o salário atrasado”, completa.
Pelo SUS, este ano foram 3.729 consultas ambulatoriais, mais de mil internações, além de ter realizado 21.840 exames laboratoriais. A verba do FNS está atrasada em todo o país. Dos R$ 6,6 milhões repassados ao município de Uberaba, R$ 187 mil são destinados ao Hospital da Criança.