DOAÇÃO

Hospital de Clínicas da UFTM comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos

Tito Teixeira
Publicado em 28/09/2023 às 20:36
Compartilhar
Ilídio Antunes lembra que desde 2001 a comissão realiza um trabalho de orientação e sensibilização sobre a doação de órgãos (Foto/Divulgação)

Ilídio Antunes lembra que desde 2001 a comissão realiza um trabalho de orientação e sensibilização sobre a doação de órgãos (Foto/Divulgação)

Com a presença da Banda de Músicos do 4º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) comemorou o Dia Nacional de Doação de Órgãos.

O coordenador do CIHDOTT, Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, lembrou que, desde janeiro de 2001, a comissão realiza um trabalho de orientação e sensibilização sobre doação de órgãos não só em Uberaba, mas também na cidade de Conceição das Alagoas e em municípios da macrorregião Triângulo Sul, atendidos pelo HC-UFTM.

“No início, alguns acharam que eu estava louco por encarar esse desafio, mas hoje vejo que foi uma loucura que deu certo. Agradeço muito todo o apoio que recebi de todos os gestores da FMTM, UFTM e agora HC-UFTM/Ebserh”, relembrou Ilídio Antunes.

A superintendente do HC, Luciana de Almeida Silva Teixeira, destacou o trabalho desenvolvido pelo CIHDOTT, que agrega hospital, comunidade, Prefeitura e universidade. “É uma alegria ver como o dr. Ilídio e sua equipe conseguiram, com sua capacidade de agregar, um momento onde a gente consegue celebrar em conjunto essa união e a vida representada pela doação de órgãos, realmente é um momento muito especial”, declarou Luciana.

A reitora da UFTM, Marinalva Barbosa, destacou a importância da educação e da disseminação de informações sobre esse tema, que muitas vezes se torna um tabu na sociedade. “Para nós avançarmos em algo tão fundamental, nós precisamos de políticas que se voltem para o papel educacional, em que o conhecimento vence as dúvidas sem uma ruptura com os valores e cultura da nossa sociedade”, enfatizou Marinalva.

Presente ao evento, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, anunciou a criação de um projeto de lei que visa levar para as escolas municipais à discussão sobre doação de órgãos. O projeto foi votado e aprovado na Câmara Municipal de Uberaba (CMU), de autoria da vereadora Lu Fachinelli.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por