O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará nesta segunda-feira, feriado de Tiradentes (21), mutirão com 35 procedimentos, sendo dez endoscopias, dez colonoscopias e 15 cirurgias de coloproctologia.
O mutirão faz parte do programa “Ebserh em Ação – Mais Acesso a Especialistas”, que visa reduzir o tempo de espera para pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão atendidos, diretamente, 35 pacientes, mas a ação visa beneficiar mais pacientes que aguardam na fila para realizarem esses exames.
Os 35 pacientes que realizarão os procedimentos (de acordo com a fila do SUS) foram informados para confirmação prévia de comparecimento. Além dos pacientes de Uberaba, o mutirão realizará o atendimento de pacientes de outras cidades, como Perdizes, Frutal, Ibiá e Conquista, que integram as 27 cidades da macrorregião Triângulo Sul, atendidas pelo HC-UFTM.
“A realização desses mutirões pelo Hospital de Clínicas da UFTM faz parte de um esforço concentrado, envolvendo todos os hospitais da Rede Ebserh, com o objetivo de reduzir o tempo de espera que os pacientes aguardam nas filas do SUS”, afirma Marisley Francisco, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HC-UFTM.
Esse é o segundo mutirão realizado no HC-UFTM em 2025. No dia 8 de março, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, o HC-UFTM realizou um mutirão de consultas e exames cardiológicos. Foram realizadas 72 consultas, 12 cateterismos, 50 eletrocardiogramas e 87 ecocardiogramas.
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.