FATALIDADE

Hospital investiga morte de adolescente que aguardava transferência

Publicado em 30/04/2023 às 18:57Atualizado em 30/04/2023 às 18:59
Compartilhar
Hospital da Criança, um patrimônio da saúde em crise. (Foto/Arquivo)

Hospital da Criança, um patrimônio da saúde em crise. (Foto/Arquivo)

Adolescente de 13 anos morreu, neste sábado (29), no Hospital da Criança, em Uberaba. Em nota, o Governo Municipal se pronunciou sobre o assunto, apresentou a dinâmica envolvendo o atendimento ao paciente e lamentou o falecimento. O Hospital da Criança afirma que prepara equipe para investigar o óbito. 

Segundo a Prefeitura de Uberaba, o paciente teria sido atendido na sexta-feira (28), um dia antes do óbito, e teve alta. No sábado (29), ele teria retornado com grave quadro de saúde ao Hospital da Criança, e, às 15h59, teria sido inserido ao Sistema Regulador Municipal/SAMU com laudo solicitando internação do adolescente na própria unidade. Já às 17h13, conforme posicionamento, o hospital teria encaminhado um e-mail para o Complexo Regulador solicitando o cancelamento da internação na própria unidade, alegando a necessidade de o adolescente ser transferido. O Governo alega que, para efetivar a transferência, o paciente deveria estar estabilizado, o que não seria o caso.

O comunicado afirma que a ambulância de Suporte Avançado do SAMU, que estaria apta a transferi-lo, atendia um idoso, desde às 17h09, após queda de altura e que, segundo o solicitante, se encontrava desacordado. Em seguida, às 17h41, a ambulância teria atendido uma nova ocorrência, referente a uma queda de moto, em que o acidentado teria necessitado ser entubado na rua e encaminhado para o Hospital de Clínicas, posteriormente.

A nota ainda alega que, às 17h56, o Hospital da Criança teria inserido um novo laudo no Sistema, solicitando a internação em outra unidade, sendo autorizada às 18 horas. Porém, assim que a Unidade de Suporte Avançado teria sido liberada e se dirigiu à unidade, o HC teria informado o óbito do adolescente pela médica assistente.

“Durante todo período entre a solicitação de internação até o deslocamento da Unidade de Suporte Avançado, os médicos do SAMU estavam orientando o Hospital da Criança sobre os procedimentos para estabilizar o paciente, uma vez que a transferência seria possível apenas com a estabilização. A Prefeitura está à disposição para colaborar com todas as investigações sobre a morte do adolescente e finaliza pontuando que detalhes da internação devem ser buscados junto ao hospital. Vale destacar que toda situação está sendo acompanhada de perto, desde o sábado, pela Secretaria de Saúde”, finaliza o posicionamento.

O Jornal da Manhã entrou em contato com a administração do Hospital da Criança para posicionamento. Segundo o hospital, uma equipe está sendo montada para a apuração do caso. A unidade preferiu não informar neste momento os detalhes sobre a internação. 

Prefeita anuncia que nova unidade será montada para atendimento infantil

Pelas redes sociais, a prefeita Elisa Araújo falou brevemente sobre a morte do adolescente. A chefe do Executivo ainda relembrou as tratativas da intervenção no Hospital da Criança, que acontece desde o início de abril. Elisa anunciou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) voltarão a ter atendimento pediátrico a partir da nova gestão das unidades.

Ainda segundo a prefeita, está sendo preparada uma nova unidade de atendimento infantil. "Como mãe, eu não aceito mais essa situação. E como prefeita, eu anuncio que uma nova estrutura estará funcionando em breve", afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por