FATALIDADE

Hospital investiga morte de adolescente que aguardava transferência

Publicado em 30/04/2023 às 18:57Atualizado em 30/04/2023 às 18:59
Compartilhar

Hospital da Criança, um patrimônio da saúde em crise. (Foto/Arquivo)

Adolescente de 13 anos morreu, neste sábado (29), no Hospital da Criança, em Uberaba. Em nota, o Governo Municipal se pronunciou sobre o assunto, apresentou a dinâmica envolvendo o atendimento ao paciente e lamentou o falecimento. O Hospital da Criança afirma que prepara equipe para investigar o óbito. 

Segundo a Prefeitura de Uberaba, o paciente teria sido atendido na sexta-feira (28), um dia antes do óbito, e teve alta. No sábado (29), ele teria retornado com grave quadro de saúde ao Hospital da Criança, e, às 15h59, teria sido inserido ao Sistema Regulador Municipal/SAMU com laudo solicitando internação do adolescente na própria unidade. Já às 17h13, conforme posicionamento, o hospital teria encaminhado um e-mail para o Complexo Regulador solicitando o cancelamento da internação na própria unidade, alegando a necessidade de o adolescente ser transferido. O Governo alega que, para efetivar a transferência, o paciente deveria estar estabilizado, o que não seria o caso.

O comunicado afirma que a ambulância de Suporte Avançado do SAMU, que estaria apta a transferi-lo, atendia um idoso, desde às 17h09, após queda de altura e que, segundo o solicitante, se encontrava desacordado. Em seguida, às 17h41, a ambulância teria atendido uma nova ocorrência, referente a uma queda de moto, em que o acidentado teria necessitado ser entubado na rua e encaminhado para o Hospital de Clínicas, posteriormente.

A nota ainda alega que, às 17h56, o Hospital da Criança teria inserido um novo laudo no Sistema, solicitando a internação em outra unidade, sendo autorizada às 18 horas. Porém, assim que a Unidade de Suporte Avançado teria sido liberada e se dirigiu à unidade, o HC teria informado o óbito do adolescente pela médica assistente.

“Durante todo período entre a solicitação de internação até o deslocamento da Unidade de Suporte Avançado, os médicos do SAMU estavam orientando o Hospital da Criança sobre os procedimentos para estabilizar o paciente, uma vez que a transferência seria possível apenas com a estabilização. A Prefeitura está à disposição para colaborar com todas as investigações sobre a morte do adolescente e finaliza pontuando que detalhes da internação devem ser buscados junto ao hospital. Vale destacar que toda situação está sendo acompanhada de perto, desde o sábado, pela Secretaria de Saúde”, finaliza o posicionamento.

O Jornal da Manhã entrou em contato com a administração do Hospital da Criança para posicionamento. Segundo o hospital, uma equipe está sendo montada para a apuração do caso. A unidade preferiu não informar neste momento os detalhes sobre a internação. 

Prefeita anuncia que nova unidade será montada para atendimento infantil

Pelas redes sociais, a prefeita Elisa Araújo falou brevemente sobre a morte do adolescente. A chefe do Executivo ainda relembrou as tratativas da intervenção no Hospital da Criança, que acontece desde o início de abril. Elisa anunciou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) voltarão a ter atendimento pediátrico a partir da nova gestão das unidades.

Ainda segundo a prefeita, está sendo preparada uma nova unidade de atendimento infantil. "Como mãe, eu não aceito mais essa situação. E como prefeita, eu anuncio que uma nova estrutura estará funcionando em breve", afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por