Hospital Veterinário da Uniube, em Uberaba (Foto/Arquivo JM)
Cerca de 2.300 animais foram atendidos pelo Hospital Veterinário da Uniube (HVU) no convênio com a Prefeitura de Uberaba em 2022. O tratado foi assinado em abril do ano passado com o intuito de oferecer apoio a animais em situação de rua, comunitários, de tutores de baixa renda, de ONG's e protetores independentes, e da população em geral.
De acordo com o superintendente de Bem-Estar Animal, Alberto de Faria Pereira, os animais de rua e lotados em ONG’s são os principais focos de atendimento, devido à situação de vulnerabilidade social. “[O convênio supre] desde atendimento de emergência/urgência até a castração, e dentro disso nós temos os mais recorrentes. No caso, são animais atropelados em via pública. Portanto, atendimento de trauma”, afirma.
Alberto ainda explica que a maioria dos animais atendidos acabam adotados. “Até porque tem o cuidado pós-operatório”, esclarece. Inicialmente, eram previstos cerca de 300 atendimentos mensais, sendo 140 destinados para castração. No entanto, com a ampliação do HVU, a equipe hospitalar conseguiu suprir uma demanda maior. Segundo o superintendente, o orçamento para 2023 permanece o mesmo do ano passado, porém, a expectativa é superar o número de atendimentos.
“Ainda é o mesmo valor, só que com a perspectiva de incremento, até porque ano passado nós começamos em abril [o atendimento] e agora nós vamos ter um ano completo. Então, com certeza, esses números [de atendimento] vão ser superados”, garante o superintendente.
Além dos atendimentos do convênio, o HVU também coloca à disposição cuidados em casos de intercorrência no mutirão de castração. “As pessoas podem fazer mutirão, mas por conta do volume de atendimento, pode ocorrer alguma intercorrência e nós precisamos ter um hospital ou um clínica [disponível para atendimento]. Mas como nós já temos parceria, fazemos por lá”, finaliza Alberto.