O resultado preliminar apontava Uberaba com 359.090 habitantes, o que representa um aumento de 5,6% em comparação à estimativa populacional do ano anterior
Etapa de visitas domiciliares dos recenseadores foi finalizada ontem e agora entra a parte de conferência, mas visitas programadas ainda podem acontecer (Foto/Jairo Chagas)
O Censo Demográfico 2022 finalizou a etapa de visitas nesta terça-feira (28) e relacionou em Uberaba 323.212 habitantes até agora. Segundo o coordenador de área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marshal Marangoni, isso equivale a 94,98% da população estimada, que é de 340.277 pessoas.
No mês de dezembro, quando mais de 80% dos domicílios já haviam sido visitados, o IBGE divulgou prévia da população dos municípios com base nos dados coletados no Censo até o dia 25 daquele mês. O resultado preliminar apontava Uberaba com 359.090 habitantes, o que representa um aumento de 5,6% em comparação à estimativa populacional do ano anterior.
De acordo com Marshal, entre os bairros com menor adesão estão o Universitário, Santa Maria, além do bairro Nossa Senhora da Abadia, bairro de Lourdes e Costa Telles.
“Nos demais bairros a gente já tem a situação sobre controle. Somando todos os domicílios em que a gente não conseguiu fazer a entrevista, em que não encontrou moradores após fazer várias visitas ou naqueles que moradores se recusaram a responder, totaliza-se pouco mais de 5 mil domicílios”, explica o coordenador.
Ao final [da apuração das informações], os domicílios que não respondem por algum motivo passarão por tratamento estatístico para estimar o quantitativo de população. “Porque a gente sabe que eles têm moradores, mas ainda não foi feito o questionário”, conforme Marshal. Portanto, o trabalho dos recenseadores continua. Atualmente, os agentes atuam no trabalho de revisão das informações, que começou já em janeiro.
“A gente está atuando, revisando vários setores e também na busca por esses domicílios que ainda estão sem questionário, para diminuir o máximo possível esse quantitativo”, conta Marangoni.
O Instituto informa que se iniciou ontem, 1º de março, a Etapa de Apuração. Já a divulgação dos primeiros resultados do Censo será feita no final de abril, que compreende os trabalhos de Análise dos Dados, a serem realizados pelo Comitê de Fechamento do Censo (CFC). “Ressaltamos que estes trabalhos - que incluem verificações específicas de setores censitários e municípios selecionados pelo CFC - vão implicar alguns retornos a campo, para efeito de Trabalho de Supervisão Pontual”, expressa o instituto.
Marshal finaliza lembrando que o telefone da agência (34 3332-2165) continua disponível para os cidadãos que ainda não foram recenseados, além do 0800 -721-8181. “Ligando em um desses dois telefones, o morador fala que não foi recenseado ainda e a gente vai verificar”, finaliza.