Foi oficializada a doação do software educacional MarIA ao Instituto de Cegos do Brasil Central em Uberaba-MG. O software, desenvolvido pelo mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGDE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Bruno César Batista, tem como objetivo promover a inclusão de atividades educativas e facilitar o acesso à informática de forma inclusiva.
A entrega do software ocorreu em uma cerimônia que contou com a presença da orientadora de Bruno, professora Vera Lucia Bonfim Tiburzio; do instrutor de informática da instituição, Leandro Ferreira Faria, e da diretora do Instituto de Cegos do Brasil Central, Lilian Rodrigues da Silva.
O público-alvo do software MarIA são os alunos e colaboradores do Instituto de Cegos do Brasil Central. A iniciativa visa proporcionar ferramentas tecnológicas adaptadas para atender às necessidades específicas de pessoas com deficiência visual, promovendo a inclusão digital e a igualdade de oportunidades no acesso à educação.
Segundo a UFTM, a doação representa um passo significativo na promoção da inclusão e na ampliação do acesso a recursos educacionais adaptados para pessoas com deficiência visual.
Participação. A Associação dos Pós-Graduandos da UFTM (APG/UFTM) marcou presença no 29º Congresso Nacional dos Pós-graduandos, em Belo Horizonte. A associação foi representada pela presidente, Patrícia Branquinho; o vice-presidente, Wellington F. Cornélio (Zuzu), e mais três pós-graduandos.
A associação também esteve presente no 4ºEME da ANPG, que este ano teve como tema: “Mulheres Cientistas Produzindo Saberes Por um Brasil Soberano”. O evento foi realizado na UFMG.
Foram debatidos diversos temas, como: reajuste anual das bolsas; direitos previdenciários para os pós-graduandos; saúde mental dos estudantes, entre outros.
O Congresso da ANPG recebeu a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; a reitora da UFMG, Sandra Goulart, além de representantes da Capes, Finep e APGs de todo o país.