Estado de Minas Gerais confirma 116 óbitos pela doença
Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgado nesta sexta-feira (8) confirma mais uma morte por dengue em Uberaba. Com a atualização, o município contabiliza 19 mortes confirmadas pela doença neste ano.
A vítima é uma mulher de 82 anos, com relato de comorbidades, cujo óbito ocorreu no dia 13 de julho. O número de casos notificados chegou a 22.250, sendo 4.482 já confirmados para dengue. Não há registros de mortes causadas por chikungunya ou zika na cidade.
De acordo com o Boletim Epidemiológico de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgado na segunda-feira (4), o estado registrou 156.998 casos prováveis de dengue em 2025, número que inclui todas as notificações, exceto os descartados. Desse total, 99.047 foram confirmados. Minas Gerais tem 72 óbitos em investigação e 116 mortes já confirmadas pela doença.
Em relação à febre chikungunya, o estado soma 15.323 casos prováveis, dos quais 12.822 foram confirmados. Quatro óbitos estão em investigação e outros quatro foram confirmados.
Quanto ao vírus zika, até o momento foram notificados 57 casos prováveis e 20 confirmados, sem registro de mortes.
Desde junho, a SMS desativou o Centro de Atendimento à Dengue (CeDengue), que funcionava na Unidade Regional do Boa Vista. Pessoas com sintomas leves devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, enquanto casos mais graves devem ser encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento.
Em todas as unidades, o paciente passa por triagem, atendimento médico, hidratação, medicação e, quando necessário, é realizado hemograma.