A Seds afirmou que o processo de licitação para aquisição de materiais de hidroginástica e demais práticas esportivas já foi concluído (Foto/Divulgação/PMU)
A infraestrutura da Unidade de Atendimento ao Idoso (UAI) foi alvo de denúncia por parte de leitores do Jornal da Manhã. De acordo com os alunos da musculação, apesar da recente reforma, os aparelhos estão em péssimas condições, e não há ventiladores para amenizar o calor no ambiente. Além disso, aproximadamente 50 alunos estariam tendo que desviar de objetos deixados para trás após a obra, inclusive dentro da piscina. Segundo a administração, os equipamentos estão em processo de entrega.
Representando os alunos, a usuária do serviço, Jane Miranda, relatou que o local não possui sistema de som ou ventiladores, e os equipamentos estão desativados. "Como não temos caixinhas de som para as aulas de hidroginástica, uma professora usava a dela, que trouxe de casa. Acabou caindo e quebrando. A piscina foi arrumada, mas os espaçadores entre os azulejos, que parecem pregos, ainda estão lá, não os removeram", disse.
Conforme a denunciante, os alunos chegaram a procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) para relatar a situação e conversaram com a titular, Érika Martins. A secretária teria informado que os alunos precisariam solicitar as melhorias diretamente à prefeita, Elisa Araújo.
"Não há condições de fazermos musculação. Na hidroginástica, já estamos cientes dos problemas no fundo da piscina e tentamos evitar. Mas, para a musculação, não há como usar aparelhos quebrados. Ontem, um aluno teve que improvisar com uma borracha para fazer um exercício de abertura de pernas", contou Jane.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a administração para obter um posicionamento sobre o caso. Em nota, a Seds afirmou que o processo de licitação para aquisição de materiais de hidroginástica e demais práticas esportivas, como pilates, ginástica e musculação, já foi concluído, e os equipamentos estão sendo entregues à UAI.
“No entanto, no mesmo processo, os itens de musculação ficaram desertos, ou seja, nenhuma empresa apresentou proposta. Um novo processo de licitação foi aberto e está em andamento. Atividades alternativas, que atendem à modalidade de musculação, estão sendo oferecidas aos usuários, sem prejuízos ao atendimento”, informou a secretaria.
A obra foi entregue em julho deste ano (Foto/Divulgação/PMU)
A Seds também esclareceu que está em andamento o processo de licitação para a aquisição de equipamentos de som, com o objetivo de complementar os que já estão sendo utilizados na UAI. Sobre o incidente com a caixa de som, a nota informa que, de acordo com a professora, não houve danos ao equipamento. Quanto aos resíduos da obra, a Seds afirmou que a empresa responsável já foi notificada e a correção está programada para ser realizada até o final da semana.
"Questionada sobre a ida dos alunos da UAI à Seds, a titular da pasta afirmou desconhecer a visita, e não há registro na recepção da Secretaria. No entanto, a secretária reforça que as portas estão abertas aos usuários", concluiu a nota.