Uberaba não receberá a rede Certific, o programa tem como objetivo fornecer certificado de qualificação para aqueles profissionais
Uberaba não receberá a rede Certific, o programa tem como objetivo fornecer certificado de qualificação para aqueles profissionais que já atuam e possuem conhecimentos de determinadas áreas. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) não atendia às exigências feitas pelo Ministério da Educação para receber a rede nesse primeiro edital.
O Certific é uma parceria dos Ministérios da Educação (MEC) e do Trabalho e Emprego (MTE). Inicialmente, serão reconhecidos profissionais das áreas de música, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil e eletroeletrônica. Tânia Mara Souza trabalha na coordenação de registro e certificação do IFTM e conta que haverá outras oportunidades. “Uma das exigências feitas pelo MEC é que o Instituto já possuísse uma estrutura e profissionais que dessem o apoio necessário para os interessados. E nossa instituição ainda não atua nessas áreas destacadas no primeiro edital”, relata.
Ela explica que participou de toda a formatação do programa e que há estudos para turmas voltadas a agricultores e outras áreas exploradas na região pelo IFTM. “Outro aspecto muito interessado do projeto é que estamos interessados não apenas na certificação, mas na qualificação. Esse primeiro contato é para fornecer o certificado, mas vamos orientar o profissional para que conclua seus estudos e busque maior qualificação”, conta Tânia.
São 37 campi de Institutos Federais, em 13 estados mais o distrito federal, que vão oferecer o Certific neste semestre. Para mais informações, o telefone 0800-616161.