Entre os dias 19 e 21, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realizará o II Fórum de Inclusão e Diversidade (FID), de forma híbrida, com atividades presenciais nos dois primeiros dias, realizadas no auditório do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e remotas no terceiro dia, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFTM no YouTube.
O II Fórum de Inclusão e Diversidade da instituição traz como temática as “reflexões e perspectivas sobre inclusão e diversidade no IFTM” e tem como objetivo promover reflexão e formação sobre temas relacionados à educação especial, diversidade sexual e de gênero e à educação para as relações étnico-raciais, articulando as ações que foram realizadas nas edições anteriores do Seminário de Educação Inclusiva (SEI), do Seminário Indígena e Afro-Brasileiro (Seminafro), do Seminário de Tradução e Interpretação em Libras/Português (Setilsp) e do Seminário de Sexualidade e Gênero (Sesgen).
A programação do FID conta com mostras, apresentações culturais, palestras, mesas-redondas e rodas de conversas, com a participação de servidores e discentes do IFTM, além de convidados externos.
A abertura do evento está marcada para as 14h do dia 19 e será realizada presencialmente no auditório do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, com a participação da Reitora Deborah Santesso Bonnas e demais autoridades. E será precedida de apresentações culturais, que começam a partir das 13h10, logo após o credenciamento dos participantes. Em seguida, teremos a realização da mesa de abertura com o título “Diversidade e inclusão: ações afirmativas, respeito e acolhimento às diferenças”, com Dimitra Vulcana, Susilene Ferreira de Oliveira (Susi Feoli), Conceição Pereira Leal, Adriana Maria Silva e Felício de Jesus Dias da Costa e a apresentação do vídeo “A luta das mulheres negras e trans”, da deputada estadual Andréia de Jesus (PT) e da deputada federal Duda Salabert (PDT).
No dia 20, o evento retomará suas atividades, com um café da manhã e uma apresentação cultural. Também está programada uma mesa-redonda sobre “Violência no contexto escolar: um olhar para a diversidade e para as alternativas possíveis”, com Maví Consuelo Silva e Alinne Grazielle Neves. Na parte da tarde, está programada a palestra “Vamos fazer macumba? História e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar”, com Maria Helena Raimundo.
No último dia, 21, o evento seguirá de maneira remota, com transmissão ao vivo, e traz em sua programação as comunicações orais dos trabalhos inscritos nas temáticas “Inclusão de pessoas com deficiência ou outras necessidades específicas”, “Educação para as relações étnico-raciais” e “Diversidade sexual e de gênero”. Na parte da tarde, teremos a roda de conversa “Recursos de tecnologia assistida no contexto educacional: utilização do computador em sala de aula, softwares, ferramentas e materiais pedagógicos e instrucionais acessíveis”, com Leal Nervis e a palestra “Masculinidades e misoginias: os memes em grupos de WhatsApp masculinos”, com Felipe de Baére Cavalcanti D’Albuquerque.
As inscrições para o evento estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas na página do II Fórum de Inclusão e Diversidade do IFTM.