Projeto Olho Vivo, para instalação de câmeras de monitoramento no comércio de Uberaba, está parado no governo estadual. O presidente da CDL, Fúlvio Ferreira, afirma que, logo depois das eleições do ano passado, foram feitas novas ações, via G9, para agilizar a implementação do sistema na cidade. Mesmo assim, a assinatura dos documentos não aconteceu.
De acordo com ele, a intenção é de que o governador Anastasia viesse a Uberaba neste início de ano, o que não ocorreu. “Estamos aguardando a vinda do governador ou iremos a BH para entregar outra carta pessoalmente”, diz Fúlvio.
O projeto Olho Vivo será realizado pela empresa Petcom, de São Paulo, vencedora da licitação, com proposta orçamentária de R$ 5,9 milhões. Esta empresa é a responsável pela instalação do sistema em cidades como Uberlândia, Montes Claros e Belo Horizonte. Em Uberaba serão disponibilizadas 56 câmeras para o videomonitoramento, sendo duas para reserva.
As avenidas Leopoldino de Oliveira, Fernando Costa, Nenê Sabino, Edílson Lamartine Mendes, as ruas Artur Machado, São Benedito, Tristão de Castro, Prudente de Morais e o Terminal Rodoviário serão os principais locais de foco do projeto. A previsão de entrega do serviço é de quatro meses, a partir da assinatura do contrato. A prefeitura também vai retomar as negociações com a Câmara de Vereadores, CDL e Aciu para o custeio do projeto. As despesas com pessoal e manutenção somam R$ 600 mil/ano.