Vacinação (Foto/Reprodução)
Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que em Uberaba foram aplicadas 74.111 doses de vacina contra a gripe Influenza. O número representa 58% do público alvo a ser imunizado no município, que é de 127.951 pessoas, conforme estimativa do MS.
Segundo o levantamento do MS, o grupo com maior número de vacinados contra a Influenza é o dos idosos. Foram aplicadas 26.630 doses da vacina. Em seguida, foram os trabalhadores da Saúde, com 10.427 doses aplicadas; as crianças, com 3.965 doses, e as gestantes, com 1.301 doses.
A vacinação anual contra a Influenza está acontecendo desde o início de abril e seguirá até 31 de maio. Desde o último dia 12, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomenda a ampliação da oferta do imunizante a toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade. A recomendação segue orientações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.
Para a campanha de 2023, o Estado já recebeu do Ministério da Saúde 6.544.000 doses, que foram disponibilizadas aos 853 municípios mineiros. Até o momento, já foram aplicadas 2.445.016 doses.
Em 2022, 132 pessoas vieram a óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por Influenza em Minas Gerais. Este ano, até o dia 5 de maio, já são quatro mortes notificadas.
Já a vacina bivalente, para imunização da Covid-19, consta no boletim do site Uberaba contra Covid que foram aplicadas no município 25.337 doses do imunizante em pessoas com 18 anos ou mais.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 com a dose bivalente também está em andamento nas Unidades Básicas de Saúde em todo o Estado. Minas Gerais iniciou as ações de intensificação da vacinação contra a doença em 27 de fevereiro. A vacina bivalente que está sendo administrada é eficaz contra novas cepas do coronavírus. Poderão receber a dose as pessoas com 18 anos de idade ou mais que tenham se vacinado com pelo menos duas doses do imunizante monovalente como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina Covid-19 monovalente como reforço.
A SES-MG recebeu do Ministério da Saúde (MS), até o último dia 3, o total de 3.076.158 doses de vacinas bivalentes e orientou os municípios a avançar na imunização para todos os grupos prioritários. Os imunizantes são enviados para as URSs de acordo com a demanda dos municípios de sua abrangência.