O uberabense tem se mostrado cada vez mais um bom pagador, de acordo com os números do balanço realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Desde 2008, o número de inadimplentes tem apresentado queda gradativa.
Em 2009, comparado com o ano anterior, a
inadimplência no município registrou queda de 9,28%. “Esse resultado significa que o consumidor tem se preocupado em quitar as dívidas e buscou junto ao mercado uma forma de negociar os débitos”, ressalta Fúlvio Ferreira, presidente da CDL.
No ano passado em relação a 2009, as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ficaram em um patamar estável. O número de registro ao SPC e de cheques caiu, respectivamente, 24,21% e 22,6%. Ainda em 2010, aumentou 8,25% a quantidade de cancelamentos no SPC e 8,14% a de cheques cancelados.
Apesar de pesquisas em nível nacional identificarem que o cartão de crédito está sendo muito mais utilizado pelos brasileiros, o presidente da CDL analisa que o número de consultas a esse serviço demonstra que o comércio da cidade tem atualizado o cadastro dos clientes e continua vendendo no carnê, o que significa uma grande confiança do empresário em seus consumidores. “O que mais vale destacar, no entanto, é o perfil dos uberabenses que estão pagando suas contas e a preocupação dos que estavam com o nome no SPC em retirá-los, indo até as lojas para quitar as dívidas”, ressalta Ferreira.