A Fiat lidera o ranking nacional e se destaca como a que mais vendeu carros com desconto, totalizando 30.887 unidades em junho
O programa do governo federal que visava reduzir os preços de carros populares novos de fábrica teve duração do mês de junho e impulsionou as vendas no Brasil. Segundo dados consultados pelo Jornal da Manhã, os Fiat Mobi, Pulse, Argo e o Citroen C3 foram três dos mais vendidos no período de benefício do governo, em comparação ao mês imediatamente anterior. A primeira montadora também é destaque nos emplacamentos totais de 2023.
A Fiat lidera o ranking nacional e se destaca como a que mais vendeu carros com desconto, totalizando 30.887 unidades em junho. Logo atrás, a Volkswagen emplacou 18.452 veículos com preço reduzido. E, em terceiro lugar, esteve a Chevrolet, com 15.831 unidades vendidas, seguida pela Renault, com 8.498 unidades, e pela Hyundai, com 7.371.
A San Marco/Jeep Uberaba informou à reportagem do JM que o modelo mais vendido no período de incentivo, em relação ao mês de maio, foi o Citroen C3, com variação de 450%. Além do modelo, os Fiat Mobi (275%) e o Pulse (200%), que estavam dentro do escopo do programa, também tiveram destaque. “Praticamente dobrou o número de vendas no segmento que o governo deu maior benefício, o de carros com preços mais acessíveis. Foi uma boa alternativa para dar um gás no setor e a demanda aumentou bastante”, expôs Paulo Marcos Junqueira Guimarães Filho, proprietário da revenda local.
Outros dados apresentados mostram a variação de 100% no Cronos e 25% no Peugeot 208 na San Marco.
Outro destaque na concessionária foi o Fiat Fastback, que, apesar não estar alçado como veículo popular, foi amplamente visado pelos uberabenses e registrou aumento de 200% de vendas. “Nós conseguimos colocar o produto em evidência e fomos destaque estadual como uma das cidades que mais vendeu o modelo”, completa Paulo Marcos.
Agora, a perspectiva é que o comércio de carros sofra um arrefecimento e retorne aos panoramas de antes do incentivo. Mas isso não significa, necessariamente, que haverá queda brusca de vendas. “A raiz do problema é a renda, a família tem a verba comprometida. Houve uma antecipação de consumo. Quem já ia comprar, comprou agora com o benefício. O que deve acontecer é que as vendas voltem para uma normalidade, a partir de agosto, depois do reflexo do benefício, e teremos uma estabilização. Mas não vejo crescimento em um horizonte de curto prazo”, pondera o gerente da San Marco.
Otimista, o empresário Paulo Marcos Junqueira acredita que a estabilização das vendas de novos será a tônica do 2º Semestre (Foto/Arquivo)
Conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Fiat também lidera os emplacamentos de veículos em Uberaba este ano, com 330 automóveis devidamente registrados. Em janeiro foram 42 carros; em fevereiro, 44; em março, 62; em abril, 32; em maio, 77 e em junho, 73.
Na segunda colocação está a GM/Chevrolet, com 184 emplacamentos, seguida pela VW (162), Hyundai (160), Toyota (151), e Jeep (137).
Dados da Fenabrave (Foto/Divulgação/San Marco)
A VW/Distrive, também consultada pelo JM, expôs que o incentivo federal também impactou a venda de semi-novos. Com a possibilidade de deixar o carro antigo na troca por um novo, o uberabense adotou a modalidade e isso diminuiu o tíquete-médio de R$ 100 mil em maio para R$ 70 mil em junho.